Sem categoria

Dia Mundial contra a Hepatite é comemorado nesta quinta (28)

Doença afeta uma em cada três pessoas no mundo e é a causa da morte de quase um milhão por ano. No mundo todo, há 130 milhões de infectados

No em dia em que se comemora o Dia Mundial contra a Hepatite, a Organização Mundial da Saúde, OMS, divulgou que pelo menos 130 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus da Hepatite C. Doença afeta uma em cada três pessoas no mundo e é a causa da morte de quase um milhão por ano. 

Mais de 2 bilhões de pessoas foram infectadas pelo vírus da Hepatite B e anualmente quase 1 milhão de mortes são atribuídas a infecções por hepatite viral.

Aproveitando a data, a diretora geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, Margaret Chan, fez um apelo mundial, lembrando que a primeira recomendação na luta contra a doença é fazer o teste, uma vez que “milhões de pessoas são portadoras assintomáticas, mas podem desenvolver doenças graves mais tarde na vida”, disse Chan.

A OMS também pediu o aumento da vacinação para impedir contágio, melhor triagem para transfusões de sangue e o uso de equipamentos esterilizados em instalações médicas.

Continente Africano

Em entrevista à Rádio ONU de Genebra, a médica da OMS (Organização Mundial de Saúde), Regina Ungerer, lamentou a baixa cobertura da vacinação na África.
“A hepatite A e a hepatite B são as mais prevalentes na África e é uma pena, porque para esses dois tipos de hepatite existe vacina altamente eficaz. Em Angola e Moçambique, podemos afirmar que cerca de 50% das pessoas que tomaram a vacina estão imunizadas, o que é uma cobertura baixa”, explicou.

Hepatite A

Cerca de 1,4 milhão de casos de hepatite A ocorrem anualmente por contaminação em função do contato com fezes de alguém infectado. Saneamento básico, boa higiene pessoal e vacina são as formas mais eficazes para combater a doença.

Hepatite B

O vírus da hepatite B é 50 a 100 vezes mais infeccioso que o HIV, e pode ser prevenido com uma vacina e por uma atitude simples que é evitar o contato com sangue contaminado.
Nos países em desenvolvimento, as formas mais comuns de contaminação são durante o parto, quando a mãe transmite para o bebê, durante partilha de seringas, transfusões de sangue e contato sexual.

Hepatite C

A Hepatite C, que afeta 130 milhões de pessoas e pode levar à morte, também é transmitida através do contato com o sangue de uma pessoa infectada. Apesar de ser curável com antivirais, ainda não existe vacina para a doença.

Fonte