Se o presente é de luta, o futuro nos pertence

À tarde desta terça (09), na cidade de Picuí foi diferente para os estudantes, é que foi realizado o 1º Congresso Municipal dos estudantes secundaristas, e foi através de muita mobilização em sala de aula que o auditório municipal ficou lotado.

Na pauta do encontro estava mais investimento para educação através dos 10% do PIB e 50% do fundo social do pré-sal, debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e questões mais locais que foram debatidas pelos estudantes de Picuí, como por exemplo o transporte escolar que foi tema de grande debate no congresso, onde muitos estudantes utilizaram da palavra para questionar o transporte de estudantes em “pau de arara” transporte esse que feito de forma ilegal. Os estudantes propuseram no documento que foi aprovado por aclamação por todos, havendo apenas um voto contrário, que a UMESP tome como a principal bandeira dessa gestão o combate ao transporte irregular.

Quem esteve presente para fazer uma saudação aos congressistas, foi o Prefeito da cidade que deu total apoio através da prefeitura, Rubens Germano, popularmente conhecido como “BUBA”, e também representantes das secretarias de educação do município e do estado, o SINTEF também estava representado na mesa através do professor Itálo Batista, e os vereadores Itinho e Paulo Lira representando a câmara.
No final foi eleita a nova diretoria da UMESP, estando a frente o estudantes Hiago Mateus e seu Vice Gabriel Martins e como secretária Geral Elaine Oliveira, os estudantes José Nilson,Stenyo Eduard,Ramava Flávia,José Ewerton,Hellen Silva,Josiene Andevânia,Ramon Oliveira,Mayara Araújo, Társyla Marilia,Igor Gusmão, Wagner Dantas,Francisco Borges,Renner Farias, Leandro Patrick, Valéria Oliveira e Isabel Silva que também foram eleitos para diretoria, ficaram de decidir na primeira reunião ordinária as divisões do cargos que determina o estatuto.

Para o diretor da AESP Marcelo Lima, o UMESP só vem somar com o município, pois é preciso trazer o debate para dentro da sala de aula. O movimento estudantil que sempre somou na luta por uma educação melhor, tem que se organizar dentro das escolas com os grêmios e também com as entidades municipais com é o caso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Picuí.

Sonhas e serás livre de espírito, lutas e serás livre na vida!

Na tarde da última segunda- feira (08) a Escola Estadual Jose Bronzeado Sobrinho viveu um momento especial, estudantes de outras escolas do Município de Remígio fizeram uma visita para debater um tema importante para o nosso País, mais investimentos na educação através dos 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação.
Na oportunidade os estudantes que lotaram o auditório da escola para o congresso da UMES e pautaram os verdadeiros problemas na educação de Remígio, que é o transporte escolar voltado para a zona rural, o questionamento é a forma que estudantes são transportados para o sítio, através de pau de arara, caminhonetas sem nenhuma segurança para transportar os estudantes para escola.
A diretora da UBES e presidente da AESP Marilia França fez a leitura do documento que trazia em seu conteúdo propostas para que os estudantes debatessem e pudessem construir um rumo para que a nova gestão da UMES de Remígio levantasse como bandeira de luta.
A diretoria eleita tem um mandato de dois anos para que junto com os estudantes de Remígio possam contribuir para construção de uma educação de qualidade para todos

Diretoria: Anderson Silva,Micaelle Barboza,(Vanessa Ferreira Presidenta Umes)
Gean Lima,Lucrécia Dourado,Maria Joselia,Antônia Maiara,José Arimatéia,Pedro Belo,Daiane da Costa,Claudilea Berlamino,Aline Batista,Vanessa Santos,Valéria dos Santos,Jucineide Alves,Kaline da Silva,Joseane da Silva,Viviane Vasconcelos,Edynna Morais.
.

A estrada vai além do que se ver

Dia 11 de agosto é comemorado o dia do estudante,em São João do Rio do Peixe foi comemorado no dia 10 com o congresso da União Municipal dos Estudantes Secudaristas de São João do Rio do Peixe (USJES) que acomteceu no Escola Estadual Jacobe Frantz, onde foi o forum de muito debate com quem quem está realmente preocupado com a educação do nosso País.
O Secretário Geral da AESP, John Everton aparesentou um documento que serviu de ponta pé inicial para o debate entre os participantes,o tema mais debatidos foi os 10% do PIB para educação e os 50% do Fundo Social do pré-sal e também o transporte escolar para estudantes da zona rual.
A (USJES) União São Joãjoense dos Estudantes Secundarista, que foi escolhida pelos estudantes também discutiram a validade da carteira de estudante no municipio que não é aceita, e que será uma das principais bandeiras da gestão eleita que são:Francisco Petrônio,Bruno Albuquerque Dantas,Lilliana Ferreira de Andrade,Claudiana Ferreira da Costa,Raiane Gloria de Oliveira,Josué Bandeira do Nascimento,Áurea Simone Gonçalves de Oliveira,Francisca Jocilânia Dantas de Sousa,Maria Vanessa Abreu de Farias,Iara de Sousa Dias,Joana Dark de Lima Ferreira,José Germando Cosme de Lima,Eryssa Vanila Gonçalves Dantas,Daniele Braga da Costa.