Dilma Rousseff quer Rio Parnaíba navegável

 Dilma Rousseff envia técnicos do Ministério dos Transportes para fazer projetos e encaminhar navegabilidade do rio Parnaíba

rio parnaíba - inter
Por determinação da presidente Dilma Rousseff, técnicos do Ministério dos Transportes fizeram visita de vistoria ao rio Parnaíba, de Santa Filomena e Guadalupe, onde ficam as eclusas da Barragem de Boa Esperança, para levantamento de dados e detalhamento do projeto de navegabilidade do rio Parnaíba.

O projeto de navegabilidade do rio Parnaíba, através de chatas como ocorre no rio Tietê, de São Paulo, foi solicitado à presidente Dilma Rousseff pelo governador Wilson Martins, que também conversou com empresário do setor de transporte por hidrovias paera saber qual o calado necessário para o transporte de mercadorias e grãos pelas águas do rio.

O coordenador de Comunicação Social do Governo do Estado, Fenelon Rocha, afirmou que a Comissão de Técnicos do Ministério dos Transportes estão voltando ao Piauí para nova vistoria e aprofundar o detalhamento dos dados para encaminhamento do projeto de viabilidade da navegabilidade do rio Parnaíba.

Ele falou que o governador Wilson Martins aposta na navegabilidade do rio Parnaíba para o transporte de grãos da região dos Cerrados para Teresina, de onde podem sair para exportação pelos portos no Ceará, Maranhão e Pernambuco, mas também conseguir seu beneficiamento e industrialização.

Os técnicos do Ministério dos Transportes virão ao Piauí no final do mês de setembro.

A hidrovia do rio Parnaíba também pode ser usada para o transporte da produção agrícola dos municípios do Maranhão que ficam na bacia do rio.

Fonte: Meio Norte