Sindicatos lançam campanha “Eu quero a Ufrgs em Caxias do Sul”

 A luta por um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em Caxias do Sul ganha novo fôlego. Sindicatos de trabalhadores da cidade, lançam no próximo sábado, dia 10, a campanha “Eu quero a Ufrgs em Caxias do Sul”.

campanha campus na serra - Divulgação

A partir da próxima semana as entidades também estarão, diariamente, na Praça Dante Alighieri, distribuindo materiais para mobilizar a população para a audiência pública que será realizada no dia 23. Antes disso, no dia 16 de setembro (sexta-feira), às 16h, haverá uma grande caminhada pelas ruas de Caxias do Sul.

O principal argumento para se trazer a universidade para Caxias o Sul é o fato de a cidade ter quase 20 mil dos 29 mil estudantes matriculados no Ensino médio na região. A cidade também possui a maior demanda por formação superior e tecnológica, pois concentra o maior número de indústrias, e possui o maior PIB regional, liderando o desenvolvimento da serra. Além disso possui localização geográfica que possibilita a integração regional.

A proposta das entidades envolvidas nesta mobilização é reunir toda a cidade, nos seus mais diversos setores sociais, produtivos e representativos, para que possamos mostrar a força do nosso município e garantir a instalação da Ufrgs aqui. “Todos os sindicatos ligados à CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) estarão participando da atividade, reafirmando a importância de garantirmos o acesso do trabalhador ao ensino superior”, afirma o secretário geral da CTB-RS, Henrique Fermiano da Silva.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, que iniciou a luta pela Universidade, quando ainda era vereador e presidiu a Comissão Temporária Pró-Universidade Pública da Câmara de Caxias do Sul, tem defendido em todas as suas intervenções fazer a inclusão do ensino público na pauta dos trabalhadores da região. Educação superior pública de qualidade impulsiona o desenvolvimento econômico e é uma oportunidade para os trabalhadores crescerem profissionalmente e melhorarem de vida. “A instalação de uma unidade da Ufrgs é um antigo sonho dos trabalhadores e das comunidades, que está prestes a se tornar realidade, mas isso só ocorrerá se houver a participação de toda a comunidade.”

Em agosto, Assis e vice-reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, mantiveram audiência com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim, e com o secretário de Educação Superior do governo federal, Luiz Cláudio Costa. Na reunião, os representantes do MEC deram garantias de que a Serra poderá ser contemplada no programa do governo e federal e ser incluída no pacote de expansão das universidades federais. A análise será feita com maior profundidade durante o balanço do plano lançado pelo MEC, previsto para começar agora, na segunda quinzena de setembro.

Agenda:

10 de setembro
Blitz nas esquinas da Praça Dante, com participação dos movimentos da juventude, sindical e o comunitário.

16 de setembro
Ato público em defesa da instalação da extensão da UFRGS na serra e do Campus Central em Caxias do Sul

23 de setembro
Audiência Pública Regional na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Fonte: Sindicato dos Metalurgicos de Caxias do Sul