Vereadores aprovam projeto sobre contratação de jornalistas

O Plenário da Câmara Municipal aprovou hoje, 20, em redação final, projeto de lei que regulamenta a contratação de jornalistas pela Poder Público Municipal. Pela proposição, a Prefeitura fica autorizada a exigir o nível superior em Jornalismo para contratação de profissionais da área.

A votação foi acompanhada por membros da direção do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce) e o resultado, aplaudido pelos vereadores. Para o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena (PT), a aprovação do projeto é uma vitória da categoria e constitui um exemplo a ser seguido por outros legislativos.

A autora do projeto, Magaly Marques (PMDB) também parabenizou a categoria dos jornalistas e mostrou-se confiante de que a prefeita Luizianne Lins vai sancionar a lei. Adelmo Martins (PR) fez coro à expectativa da vereadora e acrescentou que o projeto valoriza os profissionais mais qualificados para exercer a função de jornalista.

Marcelo Mendes (PTC) destinou seus parabéns à imprensa e defendeu que sempre haja liberdade ao chamado quarto poder. Já Dr. Ciro (PTC) ressaltou que a valorização dos profissionais passa também pela realização de concursos para os órgãos públicos de imprensa.

Diploma

A luta pelo restabelecimento do diploma de graduação em Jornalismo para o exercício da função de jornalista vem sendo reverberado nos legislativos com vigor. No Congresso Nacional, tramita duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que versam sobre esse critério e a reivindicação terá em breve novo reforço.

Durante o pequeno expediente, Jaime Cavalcante (PP) anunciou que será retomada a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma de Jornalismo. Por iniciativa da deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM), as 198 assinaturas necessárias para a criação da frente já foram colhidas.

Dentre as assinaturas, constam os nomes de vários representantes do Ceará: senadores José Pimentel (PT), Inácio Arruda (PCdoB) e Eunício Oliveira (PMDB); e deputados federais Aníbal Gomes (PMDB), Antônio Bahlmann (PSB), Ariosto Holanda (PSB), Chico Lopes (PCdoB), Domingos Neto (PSB), Edson Silva (PSB), Eudes Xavier (PT), Gorete Pereira (PR), João Ananias (PCdoB), José Airton (PT), José Guimarães (PT) e Raimundo Matos (PSDB)

Fonte: Câmara de Fortaleza