Sem categoria

Greve: Perpétua critica banqueiros e encoraja movimento

“Os bancos têm condição de apresentar uma proposta que garanta emprego e melhoria das condições de trabalho. O lucro dos patrões em apenas seis meses ultrapassa tranquilamente a cifra de R$ 1 bilhão”, cobrou a deputada Perpétua Almeida (PCdoB) em discurso no Plenário da Câmara esta semana.

“Não é verdade que os banqueiros não tenham como oferecer um reajuste superior a 8%”, afirmou a deputada, que elogiou especialmente a força do movimento no Acre, cujo sindicato da categoria foi presidido por ela. O estado tem cerca de 500 trabalhadores em greve, com 100% de adesão nas agências do Basa e Caixa Econômica, e paralisação em cerca de 60% nas instituições financeiras privadas.

Perpétua deu início na tarde desta terça-feira (27) a uma peregrinação nos gabinetes de parlamentares ligados aos trabalhadores. A ideia é aumentar a pressão política para forçar a retomada das negociações. Os bancários optaram pela greve por tempo indeterminado após cinco tentativas de acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Febraban).

Em seu pronunciamento, Perpétua criticou a contra-proposta dos banqueiros, que não contém valorização do piso salarial, não amplia a participação nos lucros, e muito menos traz avanços em relação às reivindicações de emprego e melhoria das condições de trabalho.

Os trabalhadores querem reajuste salarial de 12,8% e também lutam por participações maiores nos resultados e lucros. Eles reivindicam ainda fim da rotatividade, mais contratações, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, mais segurança, igualdade de oportunidades e inclusão bancária sem precarização, dentre outros itens.

Após conversar com o movimento nacional de greve, a deputada acreana reiterou: os trabalhadores estão abertos a negociações e aguardam a qualquer momento uma nova proposta. “A dificuldade está no reconhecimento dos patrões de que os trabalhadores do sistema financeiro merecem um reajuste superior ao que foi apresentado”.

Fonte: agazeta.net