Conferência quer PCdoB-Natal mais forte e renovado

 

Militantes, amigos, parlamentares comunistas e lideranças dos movimentos sociais e sindicais lotaram o auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no último domingo, 02 de outubro, para debater as teses da 12º Conferência Municipal, o Programa do PCdoB, bem como a construção de um partido comunista forte e renovado.

Cerca de 60 delegados representaram os 180 militantes reunidos em assembléias das Organizações de Base e as Plenárias de Filiados realizadas nos quatro últimos meses, e elegeram a nova direção municipal e os delegados para a Conferência Estadual marcada para acontecer no final de outubro.

O ato marcou, ainda, um momento privilegiado para o PCdoB apresentar à sociedade sua história, seus pensamentos e propostas, e o projeto político-eleitoral do Partido para 2012.

“Os comunistas natalenses realizam sua Conferência Municipal renovando suas convicções socialistas, e ao mesmo tempo motivados para garantir que o novo ciclo inaugurado pelo Governo Lula seja vitorioso nas eleições de 2012. Também, chegamos nessa Conferência com um Partido mais forte e chamado a exercer protagonismo nas eleições de 2012, no âmbito da capital do Rio Grande do Norte. Nessa matéria, a palavra de ordem é ousadia”, ressaltou o presidente estadual do PCdoB no Rio Grande do Norte, Antenor Roberto.
 


Presidente estadual da legenda, Antenor Roberto
A crise financeira mundial, o governo Dilma e a necessidade de se estabelecer um novo pacto político com o respaldo e a participação dos movimentos sociais também foram temas abordados pelo secretário Nacional da Comunicação do PCdoB, José Reinaldo, membro do Comitê Central do Partido e editor do Portal Vermelho, na abertura da 12ª Conferência Municipal da legenda em Natal.

Sobre a questão internacional, o dirigente ressaltou que a atual crise econômica mundial não se limita apenas a uma questão econômico-financeira — e sim uma crise sistêmica e estrutural do próprio sistema capitalista, de longa duração e de difícil saída. Ele criticou as medidas anunciadas pelos governos conservadores e neoliberais reforçando que além de sua ineficiência, elas agravam a situação, onerando enormemente as classes trabalhadoras e a soberania nacional dos países envolvidos e instaurando um ambiente de profunda crise social que tem se refletido em grandes lutas dos trabalhadores.
 


Secretário Nacional da Comunicação do PCdoB, José Reinaldo
Contrapondo à intensificação das agressões imperialistas em todo mundo, o secretário de Comunicação destacou o ambiente de mudanças e vitórias políticas na América Latina e a resistência dos povos do Oriente Médio contra as guerras de ocupação.

O representante da direção Nacional do PCdoB atualizou a orientação política do Partido — transmitindo as recentes decisões do Comitê Central, reunido entre os dias 17 e 18 de setembro. José Reinaldo ressaltou que a tarefa política do momento é reforçar o apoio político e social ao governo da presidente Dilma Rousseff, para que sejam promovidas as mudanças necessárias a fim de que o Brasil ingresse no caminho do desenvolvimento nacional com valorização do trabalho e progresso social.

Eleições 2012

Após a apresentação do balanço político da gestão 2009/2011, a presidente do Comitê Municipal cessante, Fátima Viana, inseriu na pauta de discussão da 12ª Conferência o debate sobre o Projeto Eleitoral 2012 para a capital. Segundo a dirigente, o objetivo do partido é o de lançar uma nominata própria com no mínimo 40 candidatos comunistas para disputar pelo menos 3 cadeiras na Câmara Municipal de Natal. “O PCdoB conta atualmente apenas com o Mandato popular do vereador George Câmara. Com o trabalho conjunto que vem sendo realizado pelo Comitê Municipal; e com a aprovação da emenda constitucional que aumenta o número de vereadores em Natal de 21 para 29, o projeto é conseguirmos eleger 3 vereadores pelo partido”, frisou Fátima Viana.
 


Presidente da gestão cessante, Fátima Viana, faz balanço político
Com relação à eleição majoritária, que envolve a disputa pela Prefeitura do Natal, Fátima Viana afirmou que o PCdoB defende a unidade das forças progressistas da cidade com o objetivo de reconquistar a Prefeitura e “realinhar Natal nos trilhos do desenvolvimento”. Para ela, o PCdoB pode tanto lançar candidato próprio, quanto apoiar a candidatura de outro partido, desde que o mesmo faça parte da base aliada de apoio ao Governo Dilma. “Neste leque incluem-se partidos como o PDT, PSB e PT que tem apresentado uma perspectiva de lançarem candidatos ao poder executivo na capital”, explicou a comunista.

Conferência Estadual

A Conferência Municipal é etapa preparatória para a 13ª Conferência Estadual. Em todo o Estado, estão sendo realizadas conferências municipais, além das reuniões de núcleos de base, de plenárias, da intensificação dos cursos básicos de formação, e do empenho em buscar novas filiações ao Partido.

“Queremos assegurar, este ano, o mais numeroso, rico e participativo processo conferencista no Rio Grande do Norte. Para tanto, estamos mobilizando militantes em todo o Estado, com a participação das direções e quadros partidários”, avalia o vice-presidente estadual da legenda, Canindé de França.

Os debates marcam um momento privilegiado para o PCdoB apresentar à sociedade seus pensamentos e propostas. No processo de mobilização das Conferências, o PCdoB tem buscado discutir a política do partido e organizar sua militância em torno da construção de um pensamento político para a abertura de caminhos de progresso social e de um projeto nacional afirmativo.

“Ao longo deste processo conferencista buscamos reforçar nosso projeto eleitoral para 2012, debatendo-o em todo Estado e incorporando novas pessoas a ele. Estamos filiando várias lideranças dos mais variados segmentos da sociedade: trabalhadores e trabalhadoras, jovens, intelecutais e lideranças dos movimentos sociais”, ressalta o secretário de formação do PCdoB no Estado, Carlos Albérico.

A expectativa é de que a Conferência Estadual seja, também, espaço de renovação da cultura política e de superação de dogmatismos, debatendo com a sociedade as teses partidárias e promovendo novas filiações.

Homenagens

O encontro foi marcado pela visibilidade das lutas políticas e sociais do partido, com um resgate histórico daqueles que doaram suas vidas à luta por um novo modelo de sociedade, mais justa e igualitária.

O Partido Comunista do Brasil, que o próximo ano comemora 90 anos de existência com uma história atrelada às lutas políticas e sociais do povo brasileiro, é, hoje, o partido mais antigo, mas também o mais maduro e consciente dos desafios de sua luta. E isso se reforça com o reconhecimento que se dá em atos como o que ocorreu neste domingo no auditório da IFRN, homenageando Mery Medeiros, que deu nome a 12ª Conferência Municipal, comunista histórico, que tem dedicado sua vida para que o PCdoB cresça e se fortaleça.

Novas filiações

Com a imagem consolidada de um partido politicamente amplo e vinculado ao povo mais simples, aos trabalhadores, mulheres e jovens, o PCdoB recebeu, durante a realização do ato, novas filiações. “Uma demonstração da força do partido, que nos últimos anos vem sendo procurado por centenas de lideranças populares interessadas numa alternativa de atuação política organizada e consciente”, ressaltou a presidente da sigla no município, Fátima Viana. A expectativa é congregar, cada vez mais, a experiência de militantes históricos à garra e às contribuições trazidas por novas lideranças.

O ato foi encerrado com o coro de: “um, dois, três, quatro, cinco mil e viva o Partido Comunista do Brasil!”, aplausos e confiança.

De Natal,
Jana Sá