Secel promove seleção de alunos para Projeto Fortaleza Radical

A partir desta terça-feira (18/10), a Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel) inicia uma série de apresentações nas escolas públicas municipais e estaduais de Fortaleza para selecionar candidatos a vagas no Projeto Fortaleza Radical.

O projeto atua em escolinhas de surf e skate e tem como objetivo alcançar todas as áreas das regionais em Fortaleza, somando 14 núcleos, cada um com 60 jovens. Ao todo, o projeto deverá atender até 840 beneficiados durante um ano. Os alunos deverão praticar aulas de surf e skate nos núcleos selecionados no contra turno escolar, além de participar de debates de temas sociais, passeios culturais, oficinas de formação na área e avaliações técnicas esportivas com competições por núcleo a cada três meses de aula.

Para Carlos Alves, idealizador do projeto e coordenador de Esportes Radicais e de Aventura da Secel, a sociedade cearense e o poder público têm uma dívida de honra com os esportes radicais e de aventura em Fortaleza. “Nós já somos campeões mundiais no Surf (Pablo Paulino, Bi-Campeão Mundial Júnior; Silvana Lima; Tita Tavares; Heitor Alves; Fabio Silva; Gutemberg Silva; etc) com algumas categorias de base, no Bodyboard com diversos atletas competindo o Circuito Mundial (Roberto Bruno; Tainan Monte e Isabela Sousa, atual campeã mundial), no Windsurf com o atleta Browzinho e os atletas do Cumbuco com diversos títulos, nos patins in line com Alan Charles e Barata nos representando bem, no skate, flat land, bicicross e bmx com bons atletas competindo nos circuitos brasileiros. Só faltava um projeto de políticas públicas aplicado a estes esportes para congregar e formar cidadãos que poderão vir a ser os novos nomes a nos representar mundo afora”.

É com este entendimento que o Secretário de Esportes de Fortaleza, Professor Evaldo Lima, padrinho e entusiasta do programa Fortaleza Radical, apoia e vem desenvolvendo uma grande gestão voltada aos esportes radicais. “Além da gestão estar construindo e reformando diversas pistas de skate e bicicross em Fortaleza, estamos aplicando este projeto educacional e de lazer que atenderá mais de oitocentos jovens em áreas de risco em diversas localidades de cidade”.

Calendário de apresentações

Nesta terça-feira (18), a partir das 15hs, a coordenação do programa estará na escola Godofredo Maciel, com apresentações de skate e vídeos de surf, falando para os alunos que tenham interesse em se inscrever e participar do projeto no núcleo de surf ‘Boca do Golfinho’ com o professor Carlos Alexandre no Titanzinho. Já na quarta-feira (19), a apresentação será no colégio Frei Tito de Alencar Lima, no Caça e Pesca, com o professor Israel da escolinha Çum Huie. Na quinta-feira (20), a seleção acontecerá na escola estadual Dep. Manoel Rodrigues, com o professor Luis Gustavo da escola PF Surf Scholl. E na sexta-feira (21) no colégio Helenita Gomes também selecionando para o núcleo de surf ‘Boca do Golfinho’ com o professor Carlos Alexandre no Titanzinho.

O Fortaleza Radical será realizado pela Secel em parceria com a Federação de Esportes Radicais do Ceará (FERA), que tem como presidente João Carlos Sobrinho, o Fera, conhecido incentivador do Surf, técnico da seleção brasileira de surf universitário e fundador e professor da Escola Beneficente de Surf do Titanzinho.

Fonte: Coordenadoria de Esportes Radicais e de Aventura da Secel