Conferência Estadual será a maior realizada pelo PCdoB na Bahia

A Conferência Estadual será no próximo final de semana (5 e 6/11), mas o PCdoB na Bahia já está comemorando o sucesso do evento. Mais de 450 delegados já confirmaram presença e a Secretaria de Organização aguarda ainda a inscrição dos representantes de algumas cidades. O número de mobilizados para a Conferência também impressiona. Mais de duas mil pessoas participaram das 308 conferências municipais, que debateram as estratégias do partido para as eleições de 2012.

“A mobilização tem superado as nossas expectativas. Nós realizamos mais de 300 conferências municipais e podemos chegar na Conferência com um fato novo, na história do partido na Bahia, que é presença nos 417 municípios do estado. Hoje já estamos presentes em 404 municípios e estamos otimistas com essa expectativa”, comemorou o vice-secretário de Organização Jurandir Silva Júnior.

O dirigente estadual avalia que o processo de mobilização foi bastante positivo e demonstra a vitalidade e o momento de expansão do PCdoB no Brasil e na Bahia. “Devemos ter uma grande Conferência. Estamos fazendo os preparativos finais, a cerca da infra-estrutura para que seja condizente com este processo de mobilização. Nós estamos percebendo que há um grande interesse de participação no debate em torno das propostas e diretrizes que o partido vai definir para o próximo biênio”, acrescentou.

O processo de pré-credenciamento para a Conferência já está em andamento. A expectativa é que cerca de 700 pessoas participem do evento, entre delegados e convidados, que são os presidentes do PCdoB em municípios em que não foram realizadas conferências. O credenciamento final acontece no sábado, a partir das 8h. Os trabalhos começam às 9h, com a aprovação do regimento interno, seguida do ato político de abertura, marcado para às 11h.

Salto de qualidade

O processo de mobilização para a Conferência Estadual serviu também para o fortalecimento do partido na Bahia. “Os números não conseguem ainda dar uma dimensão do salto qualitativo que tivemos. Nestas viagens que fizemos pelo interior do estado, nós debates os documentos da Conferência e também preparamos a eleição de 2012. Nós influenciamos e montamos projetos eleitorais nos municípios. Hoje nós já catalogamos mais de 80 pré-candidaturas à prefeituras em toda a Bahia. A expectativa é que cheguemos a 100 pré-candidaturas em todo o estado, o que significa um salto positivo em relação à 2008, quando tivemos cerca de 40 candidaturas majoritárias. Este é um salto muito importante”, informou Jurandir Silva Júnior.

Segundo o vice-secretário de Organização, este processo serviu também para conhecer melhor o partido em todo o estado, o que vai possibilitar um planejamento do PCdoB e a construção de projetos políticos mais ousados para as eleições de 2012.

De Salvador,
Eliane Costa