PCdoB da Bahia está presente em todas as regiões do estado

A meta do PCdoB baiano em estar presente nos 417 municípios do estado até o final de 2011 está bem próxima de ser atingida. A Conferência Estadual, que está acontecendo neste final de semana (5 e 6/11), no Hotel Fiesta, em Salvador, refletiu essa realidade e mostrou, não só os números do crescimento do partido, mas também a participação diversificada de comunistas de todo o estado.

De acordo com o presidente estadual do partido, Daniel Almeida, “esta conferência foi a maior de todos os estados da federação, devido a quantidade de municípios presentes, já que conseguimos reunir 202 municípios de todas as regiões da Bahia, sem exceção.”

Esse é apenas um exemplo de que a ideologia socialista e a conduta séria do partido continuam atraindo militantes de todas as idades, seguimentos e lugares. Aos 50 anos, Leni Pereira Castro, mais conhecida como Dida, nunca teve pretensões e envolvimento político. Mas ao conhecer de perto o trabalho do PCdoB em 2008, se tornou filiada e, ainda, pouco tempo depois, se candidatou a prefeita da cidade de Coribe, na Região Oeste. “A união do PCdoB e dos partidos de esquerda me animou ainda mais e nesta conferência ficou claro que o que impulsiona o partido é a coletividade”, explica Dida.

A jovem Mariana Assunção comunista e também participante da UBM (União Brasileira de Mulheres), mesmo sendo de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, ela acredita que o mais importante de eventos como a conferência, é levar o debate para os filiados do interior. “Quanto mais ampla a conferência se torna, mais a nossa mensagem se propaga e ampliamos ainda mais a nossa rede em todos os lugares.”

E é esta rede que fez com que o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Maracás, Sílvio Brito Nascimento, entrasse no partido. “Eu sou militante de esquerda desde a década de 70 e já passei pelo PT e pelo PDT, mas foi no PCdoB que eu realmente encontrei o caminho certo para a minha militância, para a causa que eu luto”, contou.
Casos como esse se multiplicaram na conferência, com pessoas que viajaram mais de 800 km, como a Rosangela Teixeira, do município de Pindaí e o João Felipe, de apenas 19 anos, presidente da UJS de Barreiras. Todos movidos pelo sentimento e pelo ideal de transformação social.

De Salvador,
Laís Correard