Em clima de muita unidade catarinenses realizam Conferência

Depois de um dia e meio de debates, encerrou neste domingo (06) a 15ª Conferência Estadual do PCdoB/SC com a eleição da nova Direção Estadual, a definição do Projeto Político para 2012 e aprovação dos principais desafios para em curto prazo transformar o PCdoB catarinense  em um partido de porte médio.

Em clima de muita unidade catarinenses realizam sua Conferência

“Realizamos nossa maior conferência, praticamente metade dos(as) delegados(as) da conferência ingressaram no partido em 2011, dois terços participaram pela primeira vez de uma conferência estadual. Esta é a expressão maior de crescimento e renovação de nosso partido”, afirma Ângela Albino, presidenta estadual do partido.

Conquistar a Prefeitura de Florianópolis, elegendo a deputada Angela Albino prefeita, será o centro de nosso desafio. Ao lado de Florianópolis estará a busca pela eleição do vereador Jean Leuptrech prefeito da cidade de Jaraguá do Sul, importante cidade industrial do norte do estado.
Em cidades como Blumenau, Itajaí, Içara, Chapecó, Criciúma, entre outras, o partido tem todas as condições para disputar a eleição majoritária. “Nossa meta é eleger no mínimo 20 vereadores(as), priorizando as cidades de médio e de grande porte, porém sem exclusividade. Em várias cidades criamos as condições de apresentar chapa própria a vereadores”, diz Divo Guisoni, secretário de organização.

O camarada Adalberto Monteiro, membro da Comissão Política do Comitê Central acompanhou e contribuiu de forma significativa nos debates. “Contarei aos meus camaradas do Comitê Central que, o que vi aqui em Santa Catarina, foi um partido unitário e muito renovado, fruto desta nova política ousada do nosso Partido”.

A nova Direção Estadual que conduzirá o partido no biênio 2011/2013 terá 51 membros, sendo 19 mulheres. Veja nomes e perfil abaixo:

Perfil dos Membros do novo Comitê Estadual do PcdoB/SC – Biênio 2011/2013

Adair Mendes (Pirilampo) – 45 anos. Iniciou sua atuação política no movimento estudantil no Mato Grosso do Sul. Ativista dos Movimentos Sociais e dos Direitos Humanos. Candidato a vereador em 2008 pelo PCdoB. Atualmente é presidente do Partido em Araranguá.

Alzumir Rossari – 48 anos. Bancário. Filiado ao Partido desde 1984. Foi presidente do DCE da UNOESC entre 85/86. É diretor do Sindicato dos Bancários da Região de Chapecó desde 1987 onde já foi presidente. Pertence à executiva municipal do PCdoB Chapecó.

Ana Janaina Medeiros – 22 anos, acadêmica no curso de Serviço Social. Filiada ao Partido desde 2007. Militou na UJS, é pesquisadora do PIPE na FURB na linha de políticas publicas da habitação. Integra o Governo Municipal de Gaspar na Diretoria da Assistência Social. É secretária de formação do PCdoB Gaspar.

Angela Albino – 42 anos. Bacharel em direito, funcionária do TRT, iniciou a militância no movimento sindical, ex-vereadora em Florianópolis e Deputada Estadual. Militante da UBM. Filiada ao partido desde 2002, membro da direção estadual desde 2003, presidente estadual do PCdoB e membro do Comitê Central.

Arnaldo Zimmermann – 42 anos. Radialista, professor da Furb e Ibes-Sociesc nos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Mestrando em Jornalismo na UFSC. Foi vereador (1997-2000) e suplente (assumindo o mandato em outras legislaturas). Foi secretário de Comunicação Social e secretário de Turismo na prefeitura de Blumenau. Pré-candidato à prefeitura de Blumenau para as eleições de 2012.

Bernardo Joffily – 61 anos. Jornalista. Ingressou no Partido em 1966. Foi editor do jornal Tribuna da Luta Operária e do Portal de Notícias Vermelho desde sua fundação até 2010. Membro do Comitê Central.

Caroline Junckes da Silva – 34 anos. Farmacêutica. Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de SC, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde e diretora nacional da CTB. Filiada ao Partido em 2011.

Carlos Augusto Euzébio (Kabuki) – 41 anos, Professor de Educação Física na Unesc. Coordenador do Projeto Segundo Tempo em Criciúma/Unesc. Presidiu a Fundação Municipal de Esporte de Criciúma e foi vereador entre os anos de 2000 e 2008. É presidente do PCdoB em Criciúma.

César Antônio Valduga – 48 anos. Diretor do Sindicato dos Bancários. Filiado ao PCdoB desde 1992. Foi eleito vereador em 2004, com a maior votação da história de Chapecó. É presidente do Partido em Chapecó e suplente de deputado estadual.

Clarissa Peixoto — 28 anos. Jornalista. Iniciou sua militancia na UJS em Tubarão onde foi diretora do DCE. Foi assessora de imprensa da Prefeitura de Laguna e presidiu a UCE em 2007/09. É militante da UBM.

Darwin de Assis – 33 anos. Historiador, foi presidente da UMES Campo Mourão/PR. Diretor da UPES e executiva da UBES. Presidiu a UJS/PR e foi coordenador da sede da UNE na Praia do Flamengo/RJ. Dirigente PCdoB/PR de 2003 a 2007. Atualmente desempenha tarefa na comissão estadual de organização do PCdoB/SC.

Dérique Honh – 23 anos. Estudante de Filosofia da UFSC. Oriundo do movimento secundarista, foi diretor da UMES Chapecó e presidente estadual da UJS. É presidente da União Catarinense dos Estudantes (UCE).

Divo Guisoni – 70 anos. Formado em Filosofia, iniciou sua militância na AP em 1973, integrando o PCdoB desde 1973. Foi dirigente do Partido no Rio Grande do Sul de 73 a 80, em São Paulo de 86 a 89, e diretor da editora Anita Garibaldi desde 1980. É membro do CE desde 2005 e atualmente é Secretário de Organização.

Douglas Mattos – 49 anos. Advogado. Ingressou no Partido em 1984, tendo iniciado sua militância no movimento estudantil, onde presidiu o DCE da Unisinos e a UEE do Rio Grande do Sul. Foi vice-presidente Sul da UNE. É vereador no 4º mandato em Criciúma. É membro do comitê estadual desde 1988.

Edna Benedet da Silva – 44 anos. Sindicalista e advogada. Filiada ao Partido desde 1995, é membro do comitê estadual desde 1999. Dirigente partidária em Içara e assume a cadeira de vereadora no dia 07 de novembro.

Elenira Oliveira Vilela – 35 anos. Servidora Publica Federal, como professora do IFSC, mestre em educação e dirigente sindical. Foi Militante do movimento estudantil e candidata a vereadora e a vice-prefeita de Florianópolis pelo PT. Filiada ao PCdoB em 2011.

Estela Maris Cardoso – 39 anos. Pedagoga. Dirigente da União Brasileira de Mulheres (UBM), da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro). Militou na UJS e no movimento secundarista de Florianópolis. É assessora da deputada estadual Angela Albino.

Gerliane Maria Teixeira – 37 anos. Formada em Educação Física, servidora pública há 18 anos, militante política há mais de 10 anos. Atualmente é secretária de organização do PCdoB Joinville.

Ivonei Dambrós – 46 anos, agricultor, filiado ao partido desde 2005. É vereador em Ouro e presidente da Câmara Municipal. Presidente do partido no município.

Janete Ely – 39 anos. Economista. Filiada ao PCdoB em 1989 na cidade de Chapecó. Participou do movimento estudantil secundarista e universitário, integra o comitê estadual desde 1999. Ocupa, atualmente, a secretaria de finanças. Foi assessora parlamentar dos mandatos comunistas na Câmara de Florianópolis.

Jean Carlo Leutprecht – 45 anos, professor de educação física, filiado ao partido desde 2007. É vereador e foi presidente da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul. Foi nosso candidato a deputado federal mais votado nas ultimas eleições. É presidente do PCdoB Jaraguá do Sul e Coordenador da Macro-Norte.

Joana Edi Figueiredo dos Santos – 62 anos, Professora aposentada, militante do movimento de mulheres, colunista social e proprietária do Jornal O Sol, de Joaçaba, é pré-candidata a prefeitura de Joaçaba.

João Ghizoni – 51 anos. Bancário, formado em Ciências Contábeis. Filiado ao Partido desde 1982, foi vereador por dois mandatos em Florianópolis, presidente estadual de 1984 a 2002. Presidiu a Fundação de Esportes do Estado – FESPORTE, de 2003 a 2006, foi assessor especial do Ministério do Esporte. Atualmente assessor especial da Caixa Econômica Federal para assuntos da Copa.

Joraci de Lima – 38 anos, filiada ao PCdoB desde 2009. É presidenta do PCdoB de São Miguel do Oeste, editora do departamento de jornalismo e locutora da Rádio Comunitária. Ativista da Associação de Moradores e Trabalhadores Urbanos. Professora de dança e teatro para jovens de comunidades carentes.

José Antonio de Castro (Zeca Castro) – 54 anos, empresário foi do movimento estudantil, participou da Novembrada em 79, presidente da JPMDB de Bal Camboriú e secretário do PMBD, Secretário estadual da JPMDB de 84 a 86. Coordenador do 1º Comicio das Diretas Já em SC e,janeiro de 1984 em Balneário Camboriú; Foi secretário do PDT de Bal. Camboriú de 86 à 95 e Secretário de Obras da PM de Balneario Camboriu. Coordenação local das campanhas de Brizola e Lula. Atualmente é vice-presidente do PCdoB de Balneário Camboriú.

José Sarmento – 36 anos, advogado, foi presidente do Grêmio Estudantil Col. Pe José Mauricio, presidiu a União Blumenauense dos Estudantes Secundaristas, integrou a Diretoria do DCE da FURB, UCE. Participou do Governo popular de Blumenau. É do Comitê Municipal de Blumenau onde já foi Sec. Político, de Finanças, e secretário de Organização.

Juarez Pereira – 41 anos, funcionário público, fiscal da vigilância sanitária municipal e professor de sociologia da rede estadual de ensino, foi vice-presidente do DCE da UNIPLAC, foi presidente da associação de moradores do bairro São Luiz, foi secretário geral dos homens batistas de SC. É presidente do PCdoB em Lages.

Jucélio Paladini – 52 anos, economista, membro do conselho de administração da CASAN diretor representante dos trabalhadores da Casan. Sindicalista, presidiu o SINTAEMA de 1997 a 2004. Filiado ao partido desde 1986, é membro do Comitê Estadual desde 1988, é o atual vice presidente do Comitê Estadual e presidente do PCdoB de Florianópolis.

Leonidas do Santos – 46 anos, cientista social, atuou no movimento estudantil e movimento comunitário e popular. Assessora o movimento sindical e atualmente é assessor da Macro Região de Blumenau, pelo gabinete da deputada Angela Albino.

Liliane Araujo – 38 anos, funcionária pública no judiciário catarinense. Diretora do Sinjusc – Sindicato dos Servidores do Judiciário de SC; Diretora da UBM núcleo Chapecó e secretária de imprensa do PCdoB de Chapecó.

Lucas Casagrande – 31 anos, engenheiro, filiado no partido desde 2002, atuou no Movimento Estudantil Universitário até 2006, integrou a Diretoria do DCE da Unesc e UCE. Integrou a diretoria da União das Associações de Bairros de Criciúma. É da direção municipal do PCdoB Criciúma e assessor macro sul do mandato estadual.

Lucas dos Santos Ferreira – 23 anos, Graduado em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, onde é pesquisador do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional. Mestrando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP, assessor da deputada Angela Albino. Filiado ao partido em 2010.

Marcelo Werner – 34 anos, Vereador em Itajaí, formado em direito pela Univali, filiado desde 2006 no PCdoB, Presidindo o Comitê Municipal desde 2008. Militou no Movimento Estudantil Secundarista e Universitário, integrou a Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (ADVIR), a Federação Catarinense de Esporte para Cegos e Baixa Visão, Conselho Municipal de Apoio ao Deficiente de Itajaí.

Márcio Lueders – 42 anos, eletrotécnico, operário da indústria têxtil de Blumenau. Filiado ao Partido desde 2001. Foi dirigente da União Blumenauense de Associações de Moradores – UNIBLAM DE 2004 a 2006. Foi secretário geral do SINTRAFITE- Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil de Blumenau e Região. É presidente do PCdoB Blumenau.

Marco Vivas Fernandes – 37 anos, chefe de cozinha, empresário, Filiado ao PCdoB desde 1991. Foi presidente da UCES e diretor da UBES. Coordenador Estadual da UJS e Presidente da UCE e vice-presidente regional sul da UNE. Atualmente é chefe de gabinete da Deputada estadual Angela Albino. Já é da direção Estadual do PCdoB.

Maria Dorotêia Maçaneiro – 51 anos, liderança e ativista dos movimentos sociais de Criciúma, participou da direção da Famesc a partir de 2001 por dois mandatos, foi da coordenação movimentos mulheres estadual do PT, coordenadora do segundo tempo Içara. Faz parte da UBM Regional. Membro do Forum Regional de Saúde dos Trabalhadores Criciúma. Assessora do Gabinete Vereador Douglas Mattos. É secretária de Organização do PCdoB de Criciúma.

Marilei Martins de Quadros – 37 anos, Advogada, filiada no Partido desde 1996. Foi militante do movimento estudantil e da UJS. Foi candidata a vereadora em Chapecó na última eleição municipal. É dirigente da OAB Mulher e da UBM em Chapecó, além da atuação no movimento comunitário. É da Direção Municipal do Partido em Chapecó.

Mario Papers – 46 anos, Foi assessor parlamentar do deputado Dionei Walter da Silva. Presidente da União Jaraguaense das Associações de Moradores e do Centro dos Direitos Humanos, atualmente assessor parlamentar do vereador Jean Carlo Leutprecht. Filiado ao Partido desde 2007, é membro da direção de Jaraguá do Sul.

Natal de Freitas – 55 anos, empresário do ramo de metal mecânica, foi do MDB, e depois PMDB durante 30 anos. Atualmente presidente o PCdoB de Joinville. Filiado ao Partido em 2010.

Odair Rogério da Silva – 46 anos, trabalhador em saneamento, sindicalista. Preside o SINTAEMA desde 2004. Foi coordenador da CSC, secretário sindical do Comitê Estadual de 2003-2005 e atuarmente é vice presidente estadual da CTB. Filiado ao Partido desde 1996, acumulou as secretarias de Movimentos Sociais e Sindical do Comitê Estadual.

Olivia Rangel – 61 anos, filiada ao PCdoB desde 1973, Doutora e Mestre em Sociologia pela PUC-SP. Fundadora e membro do Conselho Consultivo Nacional da União Brasileira de Mulheres. Foi secretária de Mulher do PCdoB/SP, é professora da Escola Nacional do Partido.

Raquel Felau Guisoni – 70 anos, educadora, iniciou a militância no movimento estudantil na década de 60. Ingressou no PCdoB em 1972. Foi dirigente da CUT-SP e coordenadora da CSC em SC e dirigente da CTB nacional e estadual. Membro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. É dirigente da UBM. Foi dirigente do CM de São Paulo de 2000 a 2005. Secretária de Formação do Partido em Florianópolis e membro do CE desde 2005.

Ricardo Camargo Vieira – 34 anos, vereador em Florianópolis. Médico, especializou-se em Medicina de Família e Comunidade, mestre em Saúde Pública na UFSC. Tem atuação na área comunitária e sindical, foi diretor do Sintrasem. Filiou-se ao Partido em 2007, atualmente integra Comitê Municipal de Florianópolis e o Comitê Estadual.

Sara Ternes – 34 anos, formada em administração pela Univali. Filiada ao partido desde setembro de 2005. Foi Secretária Geral do DCE Univali 2005/2006. Foi Secretaria do Partido em Balneário Camboriú de 2006/2007. É Secretaria de Finanças do PCdoB de Itajaí.

Sérgio Roberto Scheffer – 35 anos, professor de história e pós-graduado. Filiado ao partido desde 1996. Iniciou a militância movimento estudantil na Unochapecó e UJS. Presidiu o Comitê Municipal de Chapecó desde 2007/2009. Membro do CE desde 2001. Assessor macro-oeste do mandato estadual.

Sidnei Batista de Souza (Nanico) – 51 anos, farmacêutico, servidor público municipal, filiado ao PCdoB desde 1984. Foi da coordenação da CSC em Santa Catarina, da Executiva Estadual da CUT de 1991 a 1997, dirigente do Sindicato de Municipários de Florianópolis. Presidiu o Partido na Capital. Membro do Comitê Estadual desde 1985.

Simone Lolatto – 36 anos, assistente social, mestre em serviço social e funcionária publica municipal. Iniciou a militância no movimento estudantil e UJS em Chapecó. Foi diretora da UCE de 1996 a 2000. É integrante da coordenação estadual da UBM desde 2005. Filiada ao partido desde 1997, integra o Comitê Estadual desde 1999. É atual secretária de mulheres.

Solange Vivas Fernandes (Preta) – 54 anos, professora de geografia da rede estadual. Filiada ao PCdoB desde 1995. Foi Coordenadora do SINTE Joaçaba e Diretora do SINTE SC. Atualmente Membro Conselho Deliberativo do SINTE Regional Itajaí. Filiada ao PCdoB desde 1995.

Vander Rodermel – 29 anos, adventista, formado em Jornalismo pela Unidavi/Rio do Sul, onde presidiu o DCE. Filiado ao PCdoB desde 2003. Presidiu a UCE até 2011. É membro do comitê estadual, e atual presidente da UJS/SC.

Vilmar Comassetto (Tito) – 51 anos, Engenheiro Agrônomo com doutorado em recursos hídricos, funcionário da EPAGRI, foi Prefeito de Ipira. Tem participação ativa nos Comitês de Bacia e filiou-se ao PCdoB em 2009.

Walter Dresch – 54 anos, Atual diretor financeiro da FETAESC, durante 11 anos dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, militante fundador do MST/SC e do PT de São Miguel, Filiado ao PCdoB em 2011.