Sem categoria

Comunistas gregos denunciam campanha imperialista contra a Síria

O Partido Comunista da Grécia (KKE, na sigla em grego) denunciou nesta terça-feira (22) que a campanha imperialista realizada contra a Síria é promovida sob o pretexto da "democracia" e da "liberdade".

A organização comunista considera "o cúmulo da hipocrisia e do cinismo o fato de que aqueles que clamam por estes valores sejam as monarquias ditatoriais do Golfo, os EUA, que não hesitam em apoiar golpes de Estado em todo o mundo, e a Turquia, que mantive a ocupação militar da ilha de Chipre".

Segundo o KKE, o objetivo destas potências não e realmente os direitos democráticos e populares, mas o controle de matérias-primas na região, das rotas de transporte de energia e o enfraquecimento da influência de outros países, como a Rússia e a China.

O partido alertou ainda para a possibilidade de seja realizada uma ação militar contra a Síria, causando perda humana significativa e a destruição material do país, abrindo caminho para o ataque imperialista contra o Irã, ao usar seu programa nuclear como um pretexto.

Por isso, o partido apelou ao governo grego para que cesse imediatamente toda a cooperação militar com Israel e não permita o uso do território ou do espaço aéreo gregos para qualquer agressão contra a Síria ou o Irã.

O KKE concluiu expressando sua solidariedade ao povo sírio, afirmando que só reconhece o direito legítimo de autodeterminação do futuro do país, sem interferência ou intervenção estrangeira.

Fonte: Prensa Latina