Sem categoria

Dilma demonstra preocupação com aprovação da DRU no senado

A presidente Dilma Rousseff manifestou preocupação com a votação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), que está em análise no Senado. Segundo a Agência Brasil, ela teria comentado com o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), as dificuldades apresentadas com a vinculação da matéria e a votação da Emenda 29, que destina recursos à saúde.

“Ela acha que é uma discussão estratégica e que é muito complicado misturar a discussão da DRU com a discussão da Emenda 29 e de aumentar o comprometimento de recursos com a educação (permitido pela DRU). São temas relevantes, têm que ser debatidos, mas condicionar a aprovação a essas situações pode acabar prejudicando a votação da DRU”, disse Déda, logo após a reunião com a presidente.

Essa é também a opinião do líder do PCdoB no senado, Inácio Arruda. “A DRU é muito importante para o governo, porque define a política orçamentária e fiscal, portanto, estamos decididos a votar o mais rápido possível. Sabemos que tem que ser ainda este ano”.

Segundo Inácio, a presidente Dilma já apresentou a importância da aprovação da matéria, que, em função das consequências da crise econômica mundial, se tornou uma questão imprescindível para o planejamento orçamentário dos próximos anos. “A DRU garante a presidente a distribuição mais pertinente dos recursos”. O senador lembra que inclusive esse planejamento define os investimentos nas obras coordenadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O líder do PCdoB lembra que a votação da Emenda 29, e o consequente aumento dos recursos da saúde, é uma luta antiga do seu partido e dos trabalhadores da saúde, mas não se pode aceitar que a oposição use isso como chantagem para a aprovação da DRU.

De Brasília,
Kerison Lopes