Estudantes vão pedir a Aldo Rebelo meia-entrada nos jogos da Copa

Entidades estudantis planejaram entregar nesta sexta (3) uma carta ao ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que vem a Manaus para visitar as obras da Copa de 2014, pedindo meia-entrada nos jogos do mundial. Os estudantes estarão na Arena Amazônia. UNE, UBES, UEE-AM,UMES e UESAM assinam o documento.

Segundo André Marsílio, diretor da UNE – AM/RR, as entidades estudantis estão em constante mobilização para garantir o direito da meia-entrada nos jogos da copa do mundo.

Segundo a versão mais recente do texto da Lei Geral da Copa, metade das entradas mais baratas será destinada aos índios, participantes dos projetos de transferência de renda e da campanha do desarmamento. A outra metade seria disputada pelos idosos e estudantes que possuírem carteirinha da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, com a aprovação da lei nacional da meia-entrada para jovens, a Fifa perderia R$ 180 milhões em função da meia-entrada. E a Federação quer saber quem vai pagar essa conta.

Em reunião para tratar o assunto, a presidente Dilma Rousseff disse que não poderia resolver a questão da meia-entrada por se tratar de uma legislação estadual, e, portanto, fora da esfera federal do governo. No entanto, um dos pontos do Estatuto da Juventude, que está em análise no Senado, prevê meia-entrada para jovens estudantes com idade entre 15 e 29 anos.

“Graças ao grande poder de mobilização destes movimentos sociais, os estudantes estão incluídos, pois a UNE e a UBES vão ser as únicas entidades a emitir carteiras após a aprovação da lei”, comemora Marsílio.

No mês de dezembro passado as entidades estudantis acamparam em frente à Esplanada dos Ministérios pedindo a inclusão na Lei Geral da Copa da lei da meia-entrada para estudantes, que vigora no país desde a década de 1930.

Para a presidente da UEE-AM, Beatriz Calheiro, a entrega da carta servirá também para que a lei da meia-entrada no Amazonas ganhe mais respeito. “Hoje existe uma ação do Ministério Publico obrigando as empresas de shows a cumprirem a lei da meia-entrada e os estudantes acabam sendo lesados com o descumprimento de uma conquista que tem meio século de prática no país”, afirma.