Sem categoria

Malvinas: Ex-ministro britânico acusa França de "traição"

O ex-ministro britânico da Defesa durante a Guerra das Malvinas, John Nott, acusou a França de "duplicidade" e "traição" depois que uma reportagem da emissora londrina BBC revelou que Paris sabia que uma equipe técnica francesa estava na Argentina em meio ao conflito bélico.

A equipe, cujo principal trabalho foi realizado para uma empresa com participação majoritária do governo francês, ajudou a Argentina a consertar seis lança-mísseis com problemas técnicos, segundo afirmou o chefe desse grupo, Herve Colin, apesar das autoridades da França, entrevistadas pelo canal, negarem que sabiam das atividades desse contingente.

Leia também:

Organismo internacional: Grã-Bretanha quadruplicou militarização nas Malvinas

"Chegamos a pedir ao ex-presidente francês François Mitterrand [1981-1995] que não fornecesse assistência aos argentinos", afirmou Nott, acrescentando que, se lhe perguntarem se os franceses foram traidores, ele responderá que "claro que foram".

Por sua vez, Pierre Lethier, ex-chefe de pessoal da agência de inteligência francesa DGSE, declarou que seu escritório sabia sobre a presença da equipe técnica de Colin, mas que o grupo era utilizado por Paris para obter informação das Forças Armadas argentinas.

"Para isso existem as tarefas de inteligência, necessitamos fontes. Tínhamos dificuldade para penetrar o Exército argentino durante o conflito pelas Malvinas. Dessa forma, quanto mais ajuda tínhamos, melhores éramos", destacou Lethier, negando, no entanto, que o governo de seu país soubesse das atividades da equipe. "Eles se aproximaram de um ato de traição ou desobediência ao embargo".

As revelações são conhecidas em meio às crescentes tensões entre a Argentina e Reino Unido pela soberania do arquipélago.

Fonte: Ansa Latina