Instrumentista Mario Ulloa ganha Título de Cidadão de Salvador
A vereadora Olívia Santana, através da Câmara Municipal de Salvador (CMS), realiza solenidade de outorga do Título de Cidadão Soteropolitano ao violonista costa-riquenho Mario Enrique Ulloa Peñaranda. O evento, aberto ao público, acontece na próxima quarta-feira (14/3), às 19h, no Plenário Cosme de Farias da CMS.
Publicado 13/03/2012 14:09 | Editado 04/03/2020 16:18
Residindo há mais de vinte anos na Bahia, o homenageado é doutor em Música, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e dono de uma técnica rebuscada de minucioso trabalho musical, que mistura elementos da música brasileira, clássica e popular, sempre exaltando a riqueza cultural e artística do Brasil. O instrumentista ganha destaque pela inserção da obra do compositor Leonardo Boccia, denominada ''Cinco Prelúdio Negros". O trabalho, que tem uma linguagem afro-brasileira, foi composto especialmente para o ano do centenário da libertação da escravidão. Consciente e profissional, o produto tornou-se significativo por utilizar, também, recursos percussivos para referenciar os valores culturais dos negros brasileiros.
Além da vereadora Olívia Santana, que é ouvidora-geral da CMS, foram comporão a mesa da sessão o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, o secretário deCultura, Albino Rubim, a reitora da UFBA, Dora Leal, o ex-reitor da UFBA, Naomar Monteiro, o diretor de Música da UFBA, Heinz Novaes Schwebel, o músico, guitarrista, cantor e compositor baiano Armandinho Macedo, além dos amigos pessoais, Hebert Pereira e Genaldo Novaes.
O homenageado
Natural da Costa Rica e de uma família com extensa tradição musical, Ulloa tem um currículo impecável. O dom e a dedicação pela arte afloraram aos quatro anos de idade, momento em que começou a tocar violão. Estudou aproximadamente seis anos no Conservatório de Castella. Posteriormente, ingressou na Escuela de Artes Musicales de la Universidad, em San José, formando-se em 1985, sob a tutoria do professor Luis Zumbado. Com bolsas de estudos, continuou a trajetória profissional no Musikhochschule Köln, Alemanha, obtendo em 1990, sob a tutoria do maestro Eliot Fisk, o mais alto diploma dessa instituição: Konzertexamen (Diploma de Concertista). Na referida Escola, realizou estudos de música barroca com o professor Konrad Junghännel. Ainda com o mestre Fisk, estudou no Mozarteum, Salzburgo, Áustria.
Durante quatro anos, cursou o programa de pós-graduação na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e obteve, em 2001, seu Diploma de Doutor em Música, sob a orientação do Professor. Dr. Joel Barbosa e co-orientação do Prof. Dr. Jamary Oliveira.
Mario Ulloa mostra competência como arranjador, por exemplo, ao empregar a harmonia e contraponto, refazendo as seguintes obras para o violão: Morena do Mar, de Dorival Caymmi, Sempre Viva, de Almino Oliveira e Flora, de Gilberto Gil. Com diversas apresentações em países da Europa, América do Norte, América do Sul e nas principais capitais brasileiras, atualmente é professor de violão na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação.
Fonte: Ascom do Gabinete da Vereadora Olívia Santana.