João Ananias: "CPMI sobre o Cachoeira vai separar joio do trigo”

O Congresso Nacional (Câmara e Senado) criou a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados. O Deputado Federal João Ananias (PCdoB) foi um dos primeiros parlamentares a assinar a proposta de criação quando o deputado Delegado Protógenes (PCdoB) iniciou a coleta de assinaturas. “Assinei novamente e vou ficar aguardando o desenrolar dessa história”, ratifica.

João Ananias destacou na Tribuna da Câmara desta quinta-feira, 19, que a CPMI vai separar o joio do trigo. “Acho que a CPI clareará quem é grego, quem é troiano, quem é joio, quem é trigo, para que não paire sobre aqueles que não merecem a dúvida perante a sociedade”.

O deputado ressaltou ainda que não é justo que a imagem de todos fique estigmatizada e que os culpados nesse caso sejam identificados e exemplarmente punidos. O requerimento foi assinado por 337 deputados e 72 senadores. A criação de uma CPMI precisa ser autorizada por, pelo menos, 171 deputados e 27 senadores.

Discurso na íntegra:

Senhores Deputados será lido hoje o requerimento na sessão do Congresso Nacional e será instalada na próxima semana a CPMI do caso conhecido no Brasil todo como o caso do Carlinhos Cachoeira.

Quero colocar que a minha opinião foi a mais acertada posição do Congresso Nacional nos últimos meses porque a espada de Dâmocles estava sobre todas as nossas cabeças, e não é justo que em situações turvas se diga como diz o ditado popular, que todos os gatos são pardos.

Então, nesse sentido, não somos todos pardos. Nós precisamos clarear isso muito bem. Acho que a CPI clareará quem é grego, quem é troiano, quem é joio, quem é trigo, para que não paire sobre aqueles que não merecem a dúvida perante a sociedade. Isso não é justo.

Não é justo, em um Parlamento como este — heterogêneo, sim, porque representa a sociedade —, que a imagem de todos fique estigmatizada, fique maculada de certa forma, porque alguns, alguns, precisam ser identificados e exemplarmente punidos, não só pelo rigor da lei, mas pela própria sociedade ao conhecê-los. Isso não pode pairar Deputado Santo Agustine, sobre as nossas cabeças, meu caro Deputado Amauri.

Portanto, eu quero manifestar aqui a minha satisfação. Eu estava incomodado, Senhor Presidente. Assinei o primeiro requerimento de instalação da CPI, fui um dos primeiros signatários. Quando o Deputado Delegado Protógenes buscou colher assinaturas, assinei. E, com certeza, assinei novamente e vou ficar aguardando o desenrolar dessa história.

Vou acompanhar, como toda a sociedade, com muita curiosidade, com muito zelo, com muita argúcia, como se dará o andamento dessa CPMI para que a sociedade saiba bem quem, na realidade, deve e quem não deve.

Muito obrigado, Senhor Presidente.


Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE)