Caravana UNE realiza debate sobre educação brasileira

 

Com o objetivo de atrair estudantes de todo o País para pensar o Brasil que se quer daqui a dez anos, a UNE (União Nacional dos Estudantes) está realizando a Caravana UNE Brasil + 10 que, na manhã desta terça-feira (24), esteve na UFRN.

Segundo o presidente da entidade, Daniel Iliescu, um dos problemas mais urgentes para a classe estudantil é garantir a definição dos 10% do PIB para a Educação. “O Governo Federal já está aceitando 8%, mas precisamos chegar aos 10%”, afirma.

Daniel conta que Natal é a sétima capital que a caravana visita e em cada lugar são colhidas sugestões de soluções para a construção de um País mais justo. O resultado deste trabalho, que será encerrado no dia 15 de maio, em São Paulo, será apresentado durante o 60º Congresso de Entidades Gerais, que vai acontecer entre 15 e 17 de junho próximo, na cidade do Rio de Janeiro.

Após o resultado deste trabalho a entidade, junto com os estudantes em todo o País, cobrarão dos candidatos a prefeitos e vereadores o comprometimento com os temas apresentados que são: educação, luta pela terra e ciências e tecnologia, “Além dos 10% do PIB que devem ser destinados à educação, também deverão ser destinados ao setor 50% do Pré-sal e dos Royalties”, contou o presidente da UNE.

Também com a intenção de verificar como os universitários querem que as universidades estejam daqui a dez anos, este debate vem apresentando, segundo Daniel, boas idéias que serão avaliadas. “Um dos nossos objetivos é o fim do vestibular. O Enem é um caminho para este fim, mas queremos que no futuro, todo estudante que terminar o nível médio possa ir para uma universidade seja pública ou particular”, conta Daniel.

O evento de hoje começou com uma caminhada, ao som do grupo Pau e Lata, que passou pelos setores II, III e IV do Campus Universitário, seguindo para o auditório da biblioteca Zila Mamede, local onde aconteceu uma palestra com a deputada federal e presidente da Comissão de Educação e Cultura na Câmara dos Deputados Fátima Bezerra, sobre a educação.

Uma das coisas que chamou a atenção do presidente da UNE foi a participação da reitora da UFRN, Ângela Paiva, nos debates. Após a discussão houve almoço dos integrantes da caravana Restaurante Universitário. “Aqui o Restaurante Universitário não tem longas filas, mas precisa de variedades no cardápio e este é um assunto que vamos conversar com a reitora.

Outro ponto é trazer a residência Universitária Feminina para dentro do Campus”, informa.
A reitora Ângela Paiva disse que pretende conversar com o presidente da UNE para saber o que os estudantes pensam. ‘”É importante a perspectiva dos jovens sobre a educação como um todo”.

Com 36 mil alunos distribuídos em 115 cursos de formação e mais 86 de mestrado e doutorado, a UFRN poderá realizar algumas destas modificações que forem sugeridas pelos estudantes, dentro da sua realidade atual, conforme adiantou Ângela.

Fonte: Portal Jornal de Hoje