“Uma luz surge em minha mente e procuro materializá-la”

Van - Antônio Araújo
Ijuvan Barbosa iniciou sua carreira como artista plástico aos 8 anos de idade. Já trabalhou de vendedor de jornal, em fábrica de massa de milho e vendia qualquer coisa, seu negócio era trabalhar.

“A primeira camiseta que apareceu pintada no colégio Polivalente de Ilhotas foi com uma pintura feita por mim e tenho muito orgulho disso até hoje”, disse Van Barbosa.

A arte e o Exército

Ijuvan disse que quando deixou suas atividades de artista para servir ao Exército parecia ter se distanciado de sua sina. Ele comenta que trabalhava nas estradas e outras construções, mas logo foi detido por enrolar no serviço.

Enquanto cumpria sua punição, visitava o setor de placas indicativas das obras e com a permissão de seus superiores logo começou a mostrar suas habilidades artísticas cortando e montando letras e as palavras nas placas. “Eles descobriram que eu era um artista e passei três anos e seis meses tendo vida de sargento”. Van Barbosa diz ter abandonado o exercito por não estar satisfeito com aquela vida.

Vivendo de arte

Para se sustentar ele vende as telas que compõe, mas a maior parte de sua receita vem de atividades publicitárias e não das artes plásticas. Van faz faixas, pinta muros, banners, logomarcas e ornamenta ambientes.

Para divulgar sua arte, realiza exposições. Ele lembra que a primeira vez que mostrou seu trabalho ao público, foi na Praça da Bandeira da cidade de Piripiri incentivado pelo cantor Biáfra quando o acompanhava numa turnê que fazia pelo Piauí no ano de 1984.

“Fui convidado para expor meus trabalhos numa festa chamada de 'A Grande Noite' aqui no meu Grande Dirceu, promovida por Miro Silva (Jornalista e Colunista Social), aliás sou o autor dos troféus das duas primeiras versões dessa grande festa”, lembra o artista.

Van tem várias participações no Salão de Humor do Piauí com trabalhos que tratam de temas relevantes na sociedade. "Gosto de provocar o público explorando em minhas obras o figurativo, o abstrato, realismo e surrealismo", diz.

Van e as histórias com famosos

Artistas famosos como os cantores e compositores Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Biáfra, Julinho da Banda Reflexo e Zé Paulo da Bahia possuem telas de Van Barbosa. Uma de suas telas foi comprada por uma pessoa que reside em Miami.

“Sempre fui fã incondicional de Roberto Carlos e um dia decidi presenteá-lo. Tive a idéia de compor uma tela para entregar a ele quando estivesse fazendo show no Piauí”, diz Van.

Disse ainda que, resolveu fazer a entrega do quadro ao Cantor Roberto Carlos no aeroporto de Teresina. “Permaneci na sala de espera do aeroporto por toda a noite até as quatro horas da tarde do dia seguinte quando ele, de repente, chegou”.

“Ele me ouvia dizer que queria lhe presentear com aquela tela e pedia que me deixasse passar para receber, mas parecia que seus produtores e seguranças não acreditavam em mim, e não me permitiam entregá-lo”, lembrava do momento Van.

"Resolvi furar o bloqueio saltando alguns obstáculos quando policiais e seguranças começaram a me perseguir correndo atrás tentando me prender. Eu parecia um fã enlouquecido”, disse ele.

Conclusões

"No final deu tudo certo. Uma moça da empresa aérea pegou meu quadro e o levou até Roberto Carlos. Aquele momento foi maravilhoso, inesquecível. Roberto até acenou para que eu fosse até ele, mas os seguranças não me permitiram ir”, Van comenta sobre o fato.

Quando provocado sobre que fim foi dado ou em que parede famosa estaria pendurado um de seus quadros, dado de presente aos artistas citados, ele respondeu: “ não ligo muito pro fim dado aos quadros, o importante é que eu tive a oportunidade de mostrar e eles de conhecerem minha arte”, conclui Van Barbosa.

Fonte: www.acessepiaui.com.br