Unasul discute combate ao crime organizado transnacional

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participa, nesta quinta e sexta-feira (3 e 4), da reunião de ministros de Defesa, do Interior, da Justiça e de Relações Internacionais dos países da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), o grupo que reúne as 12 nações do Mercosul e da Comunidade Andina. O encontro, que será em Cartagena (Colômbia), vai discutir, entre outros temas, o enfrentamento ao crime organizado transnacional.

Será discutido também o fortalecimento das ações e cooperação previstas nas convenções da Organização das nações Unidas (ONU) sobre o problema mundial das drogas e sobre a estratégia interamericana para o tema.

O Ministério da Justiça anuncia que como já internalizou a compreensão do crime organizado como prática transnacional em seu ordenamento jurídico, por meio da adesão as Convenções de Palermo e em outros tratados internacionais, o Brasil quer agora fortalecer a cooperação entre os países membros da Unasul, inclusive com o apoio das Nações Unidas, para enfrentar crimes como o tráfico de pessoas, o contrabando de migrantes (cometido por quadrilhas especializadas em facilitar a entrada ilegal de migrantes em outros países) e o tráfico de armas.

O Brasil quer conhecer melhor as políticas das nações vizinhas na matéria e direcionar, de maneira mais ágil e eficaz, ações de cooperação regional para o tratamento da questão.

Com informações do Ministério da Justiça