Olívia Santana articulará campanha da ONU de combate à Aids

A vereadora de Salvador Olívia Santana (PCdoB) foi convidada pelo assessor sênior da Diretoria Executiva do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), Djibril Diallo, para atuar na Bahia, na condição de colaboradora da campanha “Cartão Vermelho para a AIDS”, durante a Copa do Mundo 2014. A campanha tem como lema “Zero discriminação, zero novas infecções, zero mortes relacionadas com a AIDS” e objetiva alcançar estas metas durante o evento esportivo.

Olívia disse ter se sentido honrada com o convite e de não ter hesitado em aceitá-lo. A vereadora informa que já tratou do assunto com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, durante reunião da bancada do PCdoB, partido dela e do ministro. “Na oportunidade, defendi Salvador como cidade-sede de lançamento desta importante campanha”, destacou Olívia. A vereadora, que é também ouvidora-geral da Câmara Municipal de Salvador, afirma que incentivará os soteropolitanos e baianos para que “contribuam positivamente com respostas efetivas e consequentes ao avanço da epidemia”.

Para isso, informa que, além do diálogo com o Ministério dos Esportes, já está buscando entendimentos com a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), no sentido de construir uma agenda favorável à mobilização mundial de prevenção à doença. “Estamos defendendo que Salvador seja o principal centro difusor da campanha, que foi desenvolvida de maneira exitosa durante a Copa do Mundo 2010, na África do Sul e em outros eventos esportivos mundiais”, declarou Olívia. Segundo a vereadora, o grande fluxo de pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo, fazem da Copa “um momento importante para a prevenção e a conscientização da população baiana, brasileira e internacional, quanto ao risco de contaminação por HIV”, assinala.

O UNAIDS é uma parceria que mobiliza e apóia os países para alcançar o acesso universal à prevenção, tratamento e cuidados no que concerne ao HIV. Reúne recursos de dez Organizações do Sistema ONU (as Agências Co-patrocinadoras) em esforços coordenados e especializados para unir o mundo contra a AIDS. O programa foi estabelecido em 1994, por uma resolução do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC) e lançado em janeiro de 1996.

Fonte: Ascom da Ouvidoria da Câmara de Vereadores de Salvador.