Detran enquadra Embaixada dos Estados Unidos

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai realizar hoje uma vistoria técnica na Embaixada dos Estados Unidos. O órgão suspeita que o cercamento de pelo menos 900 metros quadrados do estacionamento externo da representação diplomática, localizada na quadra 801 do Setor de Embaixadas Sul, esteja ocupando irregularmente área pública.

Detran enquadra Embaixada dos Estados Unidos

Até a embaixada cercar a área, o espaço era utilizado por pessoas que iam retirar visto de entrada para os Estados Unidos. Hoje, os visitantes da embaixada são orientados por um segurança particular do órgão a estacionarem no pequeno pedaço restante da área ou em um local na frente da Embaixada da França, vizinha à representação norte-americana. Ao lado da cerca, uma placa de sinalização informa que o estacionamento é de uso exclusivo de funcionários da embaixada. Segundo vendedores ambulantes que trabalham próximo ao local e seguranças terceirizados da própria embaixada, a grade, que mede aproximadamente 1,8 metro de altura, foi instalada no estacionamento há cerca de dois meses.
De acordo com o chefe do Núcleo de Segurança e Prevenção e Ação do Detran-DF, Cláudio Wilson da Silva, caso seja constatado que o cercamento é irregular, a embaixada será notificada, multada e terá um prazo para desocupar a área. Se o órgão não retirar o cercamento até a data estabelecida, a retirada será feita pelo próprio departamento ou pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis). A Embaixada dos Estados Unidos informou que tem autorização para cercar o local, mas não mostrou nenhum documento que comprovasse a liberação. O Detran nega que a embaixada tenha feito alguma solicitação para cercar o estacionamento, assim como a Administração Regional de Brasília e a Agefis.

Muro contra bomba

A única autorização para obras que a Administração Regional de Brasília expediu para a embaixada foi para a construção de um muro especial, desenhado para resistir a ataques de carros-bomba, nos fundos da representação. Por causa da obra, que inicialmente deveria ter sido concluída em janeiro, a via que liga a L2 à L4 Sul está parcialmente interdita, o que deixa o trânsito na pista bastante congestionado em horários de pico.