UJS Carioca realizou neste fim de semana seu 6° Congresso

 A UJS da capital fluminense promoveu seu 6° Congresso neste sábado e domingo, com debates e resoluções importantes, além de uma intensa participação da militância.

Ujs Carioca

*Por Bruno Ferrari

 A União da Juventude Socialista é a maior organização de juventude do Brasil e está organizada em todos os estados e em grande parte dos municípios da federação. No Rio de Janeiro não é diferente, a UJS Carioca segue seu processo de crescimento e amadurecimento, despontando como a força política de juventude que protagoniza o movimento e as lutas na cidade e no estado.

A prova disso é a constante participação da entidade nos principais debates e protestos do Rio. Seja na luta pela Verdade e contra a farra dos militares, ou na defesa do ensino superior e dos estudantes da UniverCidade e Gama Filho, a UJS é a força política que não se esconde e não tem medo de ir às ruas, não tem medo de pensar e dialogar a realidade do estudante e do jovem no Rio.

Não foi à toa que o 6° Congresso Municipal da entidade foi um sucesso e contou com uma participação imensa dos jovens militantes que constroem e acreditam na força da UJS e no socialismo. Cerca de 200 participantes estiveram no evento, dentre dirigentes e base.

A programação teve início no sábado (19) às 19h com o Cine Clube, exibindo o filme “A Culpa é do Fidel”, em seguida aconteceu a festa. No domingo (20) pela manhã as atividades seguiram a todo vapor. Um campeonato de futebol foi organizado e uma rodada de debates foi iniciada.

Os temas foram: “O Legado Social dos Mega Eventos Esportivos’’ – Romário Galvão, Secretário de Esportes (PCdoB Rio), João Hermínio, Presidente da FNT (Frente Nacional de Torcedores) e Edmar Lápis, da Direção Estadual da UJS; ‘’LGBT e Mulheres’’ – Flavia Calé e Thiago Franco, da Direção Nacional da UJS; ‘’Os desafios da Educação no Rio de Janeiro’’ – Bárbara Melo, Presidenta da AMES e Igor Mayworm, Presidente da UEE-RJ.

Também foi realizado um Ato Político: "O Socialismo é Jovem", com Flavia Calé, Igor Bruno, Ismael Cardoso da Direção Nacional e Zé Roberto, Secretário de Organização do PCdoB Carioca.

Por fim, a Plenária Final aprovou pontos importantes, como o apoio da UJS Carioca à legalização da maconha, salientando a importância de continuar refinando esse debate; além da aprovação de uma intensa campanha contra a presença da Polícia Militar no interior das escolas.

A Direção Municipal foi eleita com 35 membros, sendo 50% mulheres e a Executiva Municipal com 5 pessoas, sendo 3 mulheres. Isso reflete um efetivo empoderamento político das mulheres cariocas, e na UJS não é diferente.

Gabrielle D'Almeida, a Gaby, foi eleita presidenta da UJS Carioca. A jovem tem um extenso histórico de militância no Movimento Estudantil Secundarista (foi diretora da AMES e por duas gestões da UBES), faz parte da Direção Nacional da UJS e é estudante de nutrição da UniRio.