AL: maior desafio é melhorar transporte, dizem especialistas

As dificuldades relativas ao transporte urbano estão presentes na maioria dos países da América Latina, segundo conclusão de um fórum de especialistas na Cidade do Panamá, capital panamenha. O fórum reúne especialistas do Brasil, México, Peru, da Colômbia e do Panamá. O encontro denominado Mobilidade e Desenvolvimento Urbano é promovido pela Corporação Andina de Fomento (CAF) e pelo governo do Panamá.

Em setembro de 2011, São Paulo enfrentou a marca de 220 km de congestionamento,
o maior do ano/ Foto: Paulo Liebert/AE

A ONG Observatório da Mobilidade Urbana (OMU), que analisa as características do transporte e as áreas urbanas, diz que diariamente são feitas 214 milhões de viagens nas principais cidades da região, sendo que 43% das pessoas utilizam algum tipo de transporte urbano e 28% fazem os percursos a pé.

A especialista brasileira Adriana Lobo, do Centro de Transporte Sustentável (CTS), uma ONG com sede no México e filiais na América e Ásia, disse que o problema do transporte coletivo é “mais complicado” nas maiores cidades. Ela citou como exemplos a Cidade do México e São Paulo.

"Sem dúvida, um dos desafios das cidades modernas é permitir que as suas populações se movimentem de uma maneira que seja relativamente rápida e com baixo impacto tanto em termos ambientais, quanto para sua vida”, disse Adriana Lobo.

Com Agência Brasil