Governo instala Grupo de Trabalho Pró-Equidade de Gênero e Raça

Com a presença de diversas secretarias estaduais, o governo da Bahia instalou no último dia 6, o Grupo de Trabalho Pró-Equidade de Gênero e Raça. A iniciativa é uma parceria das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Administração (Saeb), da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Políticas para as Mulheres (SPM) e tem como finalidade implementar, entre outras ações, os programas de educação corporativa envolvendo a temática diversidade de gênero e raça.

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, informou que a instalação do Grupo de Trabalho é resultado das ações do governo do estado voltadas para a questão de gênero e raça. “Ter dois eixos, o do Serviço Público e o da Promoção da Igualdade dentro da Agenda Bahia do Trabalho Decente, a criação das secretarias da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Políticas para as Mulheres (SPM) demonstram o empenho do governo com a temática”, observou Vasconcelos.

Após a instalação do Grupo de Trabalho (GT), uma mesa-redonda apresentou e discutiu os temas Indicadores Sociais do Brasil com Análise das Diferenças Raciais e de Gênero e Relações de Poder no Serviço Público. Também foi apresentado um breve histórico sobre a construção do Grupo de Trabalho Pró-Equidade de Gênero e Raça.

De acordo com o presidente do GT, Antônio Carlos Lordelo, o grupo visa, entre outras ações, garantir a equidade de tratamento nos processos seletivos de recrutamento e seleção de pessoal, com destaque para diversidade de gênero e raça, e introduzir nos programas de saúde do servidor público linhas de mapeamento de moléstias de perfil racial, sexual e doenças profissionais.

O evento aconteceu na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Ascom/Setre