Restaurante da UnB reabre para estudantes carentes

O Restaurante Universitário reabre nesta terça-feira, 19 de junho, somente para o almoço e exclusivamente para os estudantes em situação de vulnerabilidade socieconômica.

A decisão foi anuncada nesta segunda-feira pelo Decanato de Assuntos Comunitários, após negociação com o comando de greve dos servidores técnicos-administrativos e o Diretório Central dos Estudantes. "Ainda estamos em negociação, mas já conseguimos avançar", afirma Carolina Cássia, decana de Assuntos Comunitários.
Fechado desde o último dia 11, em decorrência da paralisação dos servidores técnicos-administrativos, o Restaurante Universitário já estava funcionando com restrições. Desde acidente na cozinha, quando ficou fechado por alguns dias, o refeitório estava atendendo apenas os estudantes de baixa renda, os chamados grupos I e II. Inicialmente abriu somente para o café da manhã. Logo em seguida, passou a servir também o almoço e o jantar. Com a greve dos técnicos, teve de ser novamente fechado.
Com a negociação com o comando de greve, o Restaurante Universitário abrirá das 11h às 14h30. A entrada principal, no entanto, permanecerá interrompida. Os estudantes dos grupos I e II, para quem o refeitório abrirá, deverão entrar pelo acesso dos servidores, na lateral. Para estes alunos, as refeições saem por R$ 0,50 e R$ 1,00, respectivamente. "Entendemos que este grupo não pode ficar desamparado", explicou Antônio Guedes, um dos dirigentes do Sindicato dos Servidores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub).