Lula Morais destaca aprovação dos 10% do PIB para educação

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) comemorou a aprovação na Câmara Federal do Plano Nacional de Educação (PNE), com a meta de investir 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação no prazo de dez anos.

“Essa é uma luta do Conselho Nacional pela Melhoria da Educação, da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e PCdoB, que vê na educação a solução do problema para o desenvolvimento do País”, disse o parlamentar comunista. Ele lembrou que hoje se investe apenas 5,1% do PIB no setor.

Lula Morais explicou que, pelo texto aprovado, os recursos para educação sairão dos atuais 5,1% do PIB para 7% em cinco anos. Os 10% devem ser alcançados ao fim de vigência do PNE.

O deputado do PCdoB falou ainda sobre as dez diretrizes e as 20 metas educacionais, que também deverão ser alcançadas em dez anos. Ele destacou a valorização do magistério público da educação básica que passa pela “implantação do piso nacional digno, condizente com o papel do professor”. “Só existe o médico, o cientista, o professor, qualquer profissão, se tiver passado por uma sala de aula com boa qualidade”, alertou.

Conforme ressaltou Lula Morais, o plano prevê também ampliação das vagas em creches, o aumento da oferta do ensino em tempo integral e mais investimento no ensino superior e tecnológico. “A área técnica é fundamental. O País precisa do carpinteiro, do soldador, do pedreiro, técnico agrícola, desse conjunto importante que é o segmento da área técnica”, avaliou.

O parlamentar comunista comparou a situação do ensino tecnológico no Brasil atualmente, com o cenário existente antes dos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, em todo Brasil eram apenas 144 escolas técnicas. No governo Lula foram criadas mais de 214. A meta da presidenta Dilma Rousseff é chegar a 400 escolas técnicas.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Ceará