Polícia Militar deflagra Operação Bairro Seguro

Cerca de 70 policiais, equipados com viaturas e motocicletas foram destinados para a operação

A Polícia Militar iniciou, na manhã desta sexta-feira (29), a Operação Bairro Seguro, que visa aproximar a corporação da população, dando a esta uma sensação de segurança. A ação teve como ponto de partida o bairro Monte Castelo e deve seguir para outras regiões da capital, a depender da solicitação dos moradores pelo número de contato da PM (190). O efetivo disponibilizado pela polícia para esta operação conta com um total de 70 policiais, além de viaturas e motocicletas.

Segundo o coronel José Albuquerque, comandante do Policiamento da capital, a escolha dos bairros para o desenvolvimento da ação depende do número de solicitações da própria população, que liga para o 190. Com isso, a central de processamento de dados da Polícia Militar faz uma triagem das regiões com o maior número de solicitações e assim reforça o policiamento preventivo no local. A abordagem dos policiais consiste, basicamente, na verificação da documentação dos veículos, bem como na busca de armamentos ou mesmo de substâncias entorpecentes.

“Além de reforçar a segurança nos bairros, nosso intuito é fazer com que a população sinta que pode estar mais próxima da polícia”, explica o coronel Albuquerque, ao comentar que dependendo da notificação, o caso é encaminhado ao órgão responsável, a exemplo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para os casos envolvendo irregularidade na documentação.

A atuação dos policiais era observada atentamente pela população local, que demonstrava-se satisfeita com a presença dos policiais. A lavadeira Maria de Fátima da Silva reside no bairro Monte Castelo desde que nasceu e relata que nos últimos tempos o sentimento de insegurança é constante. “Por isso, ficamos muito felizes com ações como essa, pois sentimos que a polícia está mais presente e que podemos contar com ela”, afirma.

Compartilhando do mesmo pensamento, o vigia de uma escola pública do bairro conta que o local é bastante movimentado, sendo imprescindível a presença efetiva da Polícia. “Nosso desejo é que a polícia estivesse sempre fazendo esse tipo de ação aqui no bairro, pois nos sentimos mais seguros”, defende Deocleciano Brito da Silva.