Governo paga salários cortados dos professores durante a greve

O Governo Estadual adiantou para esta terça-feira (14/8), o pagamento dos salários cortados dos professores que participaram da greve da categoria, previsto para essa quarta (15). Os docentes receberam os valores atrasados referentes ao período de abril a julho, em que estavam paralisados.

Em nota, a Secretaria de Educação do Estado (SEC) informou que a antecipação foi uma determinação do governador Jaques Wagner e que se deve, principalmente, à agilidade no envio do calendário de reposição das aulas. A estimativa é de que pelo menos 30 mil profissionais tenham participado do movimento e tiveram salários cortados.

A greve dos professores da Rede Estadual de Ensino teve fim no último dia 3 de agosto e durou 115 dias, se tornando a maior da história da categoria no estado. A pesar da volta para a sala de aula, os grevistas ainda continuam mobilizados a fim de conseguir o reajuste de 22%, pois a proposta do Governo de parcelar o aumento (7% em novembro, 7% em março e mais os 6% dados a todo funcionalismo) não foi aceita.

Para a reposição das aulas, docentes e estudantes irão permanecer na escola até o mês de janeiro de 2013, de acordo com a SEC. A rede estadual de ensino é composta por 1.422 escolas, que abrigam mais de 1 milhão de alunos.

De Salvador,
Erikson Walla