Salvador sedia congresso sobre uso racional de medicamentos
Desde do último domingo (12/8) e até esta quarta-feira (15), a capital baiana sedia a quarta edição do Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos (CBURM), no Centro de Convenções, localizado no Jardim Armação. O tema desse ano é “Incorporando o Uso Racional de Medicamentos no Contexto da Atenção à Saúde”.
Publicado 15/08/2012 18:08 | Editado 04/03/2020 16:18
O evento é uma iniciativa do Ministério da Saúde por intermédio da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e tem por objetivo provocar uma reflexão sobre ações de promoção ao uso racional de medicamentos. Participam profissionais e estudantes das áreas de saúde, direito e comunicação, que já somam mais de 1.700 inscritos.
Temas como prescrição, dispensação e administração racional de medicamentos, saúde baseada em evidências e qualidade e segurança na atenção à saúde estão sendo discutidos no congresso. Os palestrantes, de dentro e fora do país, devem falar, ainda, do ensino e pesquisa com foco na utilização de remédios, da avaliação de tecnologias em saúde e do acesso à medicação.
De acordo com o gestor de medicamentos do Ministério da Saúde, José Miguel, que está em Salvador, o diálogo sobre essa temática é fundamental para que se possa tornar o uso racional de remédios o eixo estruturante dos planos e ações em saúde no país. “No Brasil, temos uma cultura muito grande de automedicação, de receber e aceitar conselhos de vizinhos, de pessoas que não têm uma formação adequada para orientar sobre isso”, defende.
Além disso, o evento pretende discutir, também, estratégias para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão credenciados a emitir receita. “É preciso garantir aos pacientes uma receita médica de qualidade, que aponte medicamentos seguros e eficazes”, complementa o gestor.
A promoção do uso racional dos medicamentos faz parte do Plano Nacional de Saúde, aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde, para período 2012- 2015. As inscrições para o CBURM podem ser feitas pela internet, no site (www.congressourm.com.br), que disponibiliza, também, a programação e outras informações sobre o evento.
De Salvador,
Erikson Walla