Votação da mudança do nome do aeroporto de SSA é adiada de novo

A Câmara de Deputados não votou, na última quarta-feira (22/8), como previsto, o projeto de lei que pretende retomar o antigo nome do aeroporto internacional de Salvador de “2 de Julho”, em homenagem à data que marca a independência da Bahia. O cancelamento se deu por falta de quorum, que teria sido organizada pelo Democratas, partido contrário à proposta

Mesmo sem a votação, os deputados presentes debateram a mudança, entre eles, a deputada Alice Portugal (PCdoB) que defende o projeto, de autoria de Luiz Alberto (PT). O texto já tramita na Casa há 10 anos e, nesse período, houve algumas tentativas de negociação, como juntar os dois nomes, nunca aceitas pela oposição.

A resistência do DEM se dá porque o aeroporto passou a se chamar “Luis Eduardo Magalhães”, em 1998, para homenagear o deputado baiano filho do ex-governador do estado e ex-líder do partido Antônio Carlos Magalhães. Os defensores da retomada do antigo nome afirmam que a iniciativa não se trata de negar a importância de Luis Eduardo, mas sim de promover uma reparação aos baianos.

O 2 de Julho é a data magna do estado, que representa a celebração às tropas do Exército e da Marinha do Brasileira, que conseguiram, em 1923, a separação definitiva do domínio de Portugal. Um projeto de Alice pretende elevar o 2 de Julho para o calendário nacional. O texto foi votado na Câmara e já foi encaminhado para o Senado.

De Salvador,
Erikson Walla