Atuação ampla, fortalece reeleição de Luiza Cordeiro em Guarulhos
Às vésperas de realizar um encontro com os fazedores de cultura do município de Guarulhos, a vereadora Luiza Cordeiro, que é candidata à reeleição pelo PCdoB local, conversou com a reportagem do Vermelho SP e relembrou iniciativas do mandato que se tornaram referências na cidade.
Publicado 28/08/2012 18:19 | Editado 04/03/2020 17:17
Assistente social, com mestrado em gestão ambiental, Luiza Cordeiro também é educadora. Está no terceiro mandato e preside as comissões de Defesa do Meio Ambiente e da Qualidade de Vida e a de Defesa da Igualdade Racial. Integra também a comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
“Neste momento da campanha tenho recebido apoio de categorias muito importantes na vida da cidade. Apoios que resultam de um mandato muito rico na produção de diversificadas leis.”, afirmou Luiza.
A cultura é um segmento que sempre teve o olhar especial do mandato da vereadora comunista. “Sempre foi e continua sendo nosso foco de atenção a valorização do artista de Guarulhos seja ele da literatura, da música, das artes plásticas, da cultura popular”explicou Luiza.
Ela defende que ao lado dos grandes eventos e de artistas de renome nacional, o artista da cidade tenha um espaço à altura para apresentar o próprio trabalho. “As ações nos bairros são importantes assim como também a manutenção dos pontos de cultura de Guarulhos que estão sem o repasse e não podem funcionar”, lembrou.
A partir de iniciativa de Luiza foi criado na cidade um espaço de exposição para os artistas de Guarulhos. "Faz parte das nossas propostas támbém transformar a praça Getúlio Vargas em um espaço permanente de exposição pelos artistas de Guarulhos", disse.
O encontro entre a turma da Cultura e a vereadora Luiza Cordeiro acontecerá nesta quarta-feira, dia 29 de agosto, na livraria Café e Cultura (av. dr. Renato de Andrade Maia, Cidade Maia, próximo ao Senai.)
Trabalho, meio-ambiente e Educação
A experiência como educadora municiou a parlamentar Luiza Cordeiro na elaboração de projetos na área de Educação. A partir de projeto de lei de iniciativa dela foi sancionada em Guarulhos lei que institui a assistência social e a psicologia no quadro de profissionais das escolas do município.
“A LDB cria restrição na contratação de profissionais para escolas que não sejam da educação mas é preciso encarar esse debate e criar condições para que o aluno atinja o melhor rendimento na escola e na formação como cidadão. A administração popular na prefeitura de Guarulhos teve a mesma compreensão e o projeto virou lei, ”destacou Luiza.
Também é de autoria de Luiza a lei que proíbe a dupla função de motorista de ônibus no município de Guarulhos. “Nenhum motorista em Guarulhos dirige e cobra ao mesmo tempo. Todos os ônibus precisam ter motorista e cobrador. Isso gerou mais de 800 empregos na cidade, uma iniciativa que combate o desemprego e dá oportunidade aos trabalhadores”, justificou a vereadora.
Ela citou ainda a lei da lavanderia comunitária, alternativa às comunidades que vivem nas periferias e que, por conta do adensamento democráfico, dispõem de pouco espaço para lavar, estender as roupas. “É uma penosa tarefa que hoje basicamente destinada às mulheres, em especial as de baixa renda”. Lembrou Luiza.
De acordo com a lei o poder público se responsabiliza pelos equipamentos e instalações para a viabilização das lavandeiras. “Famílias muito carentes não têm os recursos para adquirirem produtos com tecnologia mais avançada, no caso de lavar roupas ainda o fazem de maneira manual”, argumentou Luiza.
Também é de autoria de Luiza a semana de prevenção à gravidez na adolescência e a criação do evento Selo Ambiental, que premia práticas e ações que promovam a proteção do meio-ambiente na cidade. “A divulgação a essas ações ajudam a replicá-las. Qualquer cidadão guarulhense criança, jovem, adulto, idoso pode ser premiado. É democrático.”, conclui.
De São Paulo,
Railídia Carvalho