Bicicletas: solução viável para o trânsito de Aracaju
Na discussão sobre mobilidade sustentável, Lucimara ressalta que – apesar do investimento na malha cicloviária de Aracaju – ainda há muito a ser feito para garantir a segurança do ciclista.
Publicado 29/08/2012 11:22 | Editado 04/03/2020 17:19
A questão da mobilidade urbana tem sido amplamente discutida no mundo inteiro. Essa discussão tem como objetivo proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano. Nos últimos anos, um meio de transporte específico – a bicicleta – tem se destacado em um cenário que ainda prioriza os veículos motorizados.
Este veículo não-motorizado e ecologicamente sustentável é socialmente inclusivo. Entretanto, este meio ainda busca um sistema de trânsito que esteja totalmente integrado e que dê as condições básicas necessárias para a segurança do ciclista.
Pequena cidade x Grande frota de veículos
Aracaju é a capital que tem a maior rede cicloviária, proporcional à população de habitantes por pista construída. Isso significa dizer que são quase 70 km de rede para 570 mil habitantes. Este investimento em ciclovias se deve, principalmente, ao crescente aumento da frota de veículos motorizados.
Segundo dados do Detran/SE, em julho de 2012, a frota de veículos da capital sergipana atingiu a marca de 235 mil (150 mil automóvel, 53 mil motocicletas e 32 mil veículos pesados). E as estatísticas não param de subir: mais de 1000 veículos tomam as ruas e avenidas da cidade por mês.
Neste cenário, a bicicleta aparece como solução viável para o problema pela perspectiva de redução dos engarrafamentos e da melhoria do tráfego urbano da cidade. Além disso, o uso deste meio de transporte contribui tanto com o meio ambiente, quanto com a população, pois reduz a poluição e ajuda no condicionamento físico.
Mobilidade do futuro
Diante da atual problemática vivenciada, diariamente, no trânsito de Aracaju, é fundamental trazer à tona soluções viáveis para este panorama, como o investimento efetivo na melhoria da rede cicloviária e na inserção de políticas públicas que venham a beneficiar e estimular o uso de bicicletas.
Nas eleições 2012, a mobilidade urbana é um dos pontos que merece destaque nas propostas dos candidatos – seja a prefeito ou a vereador.
– Nós temos cerca de 70 km de ciclovias construídas na cidade de Aracaju, mas ainda a muito a ser feito para que a bicicleta possa ser uma alternativa viável de transporte. A meu ver, a bicicleta só será uma alternativa viável quando nós tivermos integração de modais, ciclovias mais arborizadas para garantir conforto no trajeto e, principalmente, quando a gente tiver a interligação das ciclovias proporcionando mais segurança para o ciclista – afirma a candidata Lucimara Passos.