Proposta de Inácio: Dilma sanciona lei que dá aporte ao BNB

A presidenta Dilma Rousseff sancionou a Medida Provisória 564, aprovando o aporte de R$ 4 bilhões para o Banco do Nordeste proposto pelo Senador Inácio Arruda (PCdoB). A medida garante competitividade para a instituição, pois contribui para a redução de juros.

"Fortalecer o BNB como indutor do desenvolvimento é uma necessidade urgente e dá continuidade ao legado que nos deixaram Getúlio, JK, Lula, Celso Furtado e outros estrategistas que pensaram o Brasil e o Nordeste desenvolvidos e com justiça social", afirma Inácio sobre a medida, parabenizando a presidente Dilma e o Governo Federal e apontando a capitalização do BNB como "uma grande vitória em prol do desenvolvimento do Nordeste e do Brasil".

A Medida Provisória trata ainda sobre o Programa Revitaliza do BNDES, dispõe sobre financiamento às exportações indiretas, autoriza o Poder Executivo a criar a Agência Brasileira Gestora de Fundos e Garantias S.A. – ABGF e a União a participar de fundos dedicados a garantir operações de comércio exterior ou projetos de infraestrutura de grande vulto.

“É muito importante que o BNDES reduza as suas taxas de juros, mas o nosso banco regional tem que imediatamente ter juros menores. Ele não pode ficar nunca em desvantagem com o BNDES. Manter o viés de redução de taxa de juros tem grande significado para a manutenção do projeto de desenvolvimento nacional", ressalta Inácio. "Nós conseguimos capitalizar o Banco do Nordeste, mas o preço do dinheiro do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Banco do Nordeste fica mais caro que o do BNDES cada vez que este reduz suas taxas. Com a aprovação do aporte, a coisa muda de figura. O BNB ganha competitividade”, destacou o senador.

Fonte: Assessoria Inácio 65
Foto: Chico Gomes

Leia também:
Debate da FA7: Inácio se destacou com propostas para Fortaleza