Justina: “Política tem que ser praticada com ética e honestidade”

 

Mais uma educadora dispõe-se a disputar uma vaga na Câmara Municipal de Natal nas eleições deste ano defendendo um projeto de renovação do Poder Legislativo. Trata-se da professora Justina Iva, que foi secretária Municipal de Educação na gestão Wilma de Faria e de Carlos Eduardo e diretora Geral do DETRAN no governo Garibaldi Filho, além de ter exercido vários outros cargos (Fundac e Sesc, por exemplo) e participado ativamente do processo de redemocratização do País. Professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Justina Iva afirma que, se elegendo vereadora em Natal, pretende desenvolver suas ações parlamentares na defesa de uma saúde e educação de qualidade e uma efetiva assistência social para quem realmente necessita. “Garantidos esses direitos haverá redução das desigualdades e minimização da violência”, diz a candidata do PC do B.

Ao contrário de muitos que demonizam a política e criticam com veemência o Poder Legislativo, a professora Justina Iva entende que “a política praticada com ética, coerência e honestidade é uma atividade salutar, fundamental para a democracia e benéfica para a população. Sobre o Poder Legislativo, ela considera de fundamental importância por ser a instituição responsável pelas leis que regem a vida das pessoas. Entretanto, a candidata do PC do B diz reconhecer a ocorrência de distorções que devem ser corrigidas. “Constatamos a falta de bons projetos e em determinados momentos a ocorrência de arroubos e xingamentos. Nesse sentido, não estamos bem representados. Com raríssimas exceções”, ressaltou.

LEMA DE CAMPANHA

“De pé no chão também se ganha eleição” é o lema de campanha adotado pela candidata a vereadora pelo PC do B, professora Justina Iva, numa alusão a campanha “De pé no chão também se aprende a ler”, instituída pelo então prefeito de Natal, Djalma Maranhão e aos poucos recursos que dispõe para sua campanha eleitoral. Mesmo assim, a professora sente-se motivada e confiante no sucesso eleitoral nas urnas no próximo dia 7 de outubro. “Considero-me uma vocacionada para a política, daí ter enfrentado esse desafio”, disse ela.

TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO

A professora Justina Iva disse que está fazendo uma campanha de visitas domiciliares e reuniões nos diversos bairros da capital acompanhada de voluntários que se dispuseram ajudá-la a conquistar um mandato eletivo na Câmara Municipal de Natal e ao mesmo tempo fazendo um trabalho de conscientização sobre a importância de não vender nem anular o voto. Ela afirma também, não concordar com o voto de protesto, já que a democracia foi reconquistada com trabalho e muita luta. “Temos que votar e valorizar o voto como instrumento de mudança e exercício da cidadania”, ressalta a candidata do PC do B.

PRESENÇA NA POLÍTICA

A professora Justina Iva não é uma desconhecida nem ausente da atividade política, já que participou ativamente de várias campanhas eleitorais, entre elas a do monsenhor Walfredo Gurgel para o Governo do Estado em 1965 e a de Garibaldi Filho para a Prefeitura de Natal em 1985 na disputa contra Wilma de Faria. Ela lembra também da memorável campanha do petista Luiz Inácio Lula da Silva contra Fernando Collor de Melo e na oportunidade ela teve participação ativa coordenando um grupo de militantes e apoiadores do petista na região do Seridó.

Professora Justina contesta declarações de candidatos a prefeito de Natal sobre Educação

Questionada sobre a participação dos candidatos a prefeito de Natal no horário eleitoral, Justina Iva disse não poder fazer uma avaliação criteriosa porque não tem assistido os programas com regularidade, entretanto, faz uma correção do que considera uma desinformação e, consequentemente, uma injustiça cometida contra a educação na capital. “Alguns candidatos estão afirmando que há 20 anos Natal encontra-se no último lugar entre as capitais brasileiras no desempenho do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e isso não procede, até porque essa avaliação só começou a ser feita em 2005″, corrige a professora, considerando essa informação falsa da maior gravidade.

E continuou a professora Justina Iva, que foi secretária Municipal de Educação e dispõe de todos os dados atualizados e disponibilizados para tirar qualquer dúvida: “Dizer que Natal tem a pior educação é um equívoco e uma injustiça. O que ocorreu foi o seguinte: Natal não evoluiu e caiu no ranking, o que é diferente”, esclarece, repetindo que a educação na capital precisa de ações efetivas para evoluir na sua qualidade, mesmo considerando que o setor conta com bons professores e profissionais dedicados.
Ela conclui dizendo que no seu período como secretária de Educação foram construídas 27 escolas, reformou 43 e deixou o Centro Municipal de Referência em Educação, Aluízio Alves, além de um Plano de Educação vinculando a destinação de 30 por cento da receita para a educação.

Candidata considera-se vocacionada para a política partidária

“Relutei sempre em adentrar essas Casas. Pelas dificuldades de enfrentar uma campanha sem recursos financeiros e pelo envolvimento com outras atividades. Entretanto, encaro como missão a tarefa que hoje proponho assumir, atendendo inúmeros apelos do povo dessa bela cidade que me adotou como sua cidadã. Acumulei experiências na área de gestão pública, sinto-me preparada para tomar assento naquela Casa e contribuir com o avanço das políticas públicas sob responsabilidade do município de Natal. Defenderei saúde e educação para todos e assistência para quem dela necessitar”.

Continuou a professora pretendente a uma vaga na Câmara Municipal de Natal: “Sem fragmentar a sociedade, sem discriminação, sem bravatas, sem preconceito, com compromisso e muita civilidade. Quero contribuir com Natal e os natalenses para que tenham garantidos e respeitados seus direitos humanos, agora exercendo um mandato porque me reconheço vocacionada para a política e preparada para bem servir exercendo o Poder Legislativo”.

Fonte: Jornal de Hoje