Feira Baiana de Artesanato estreia temporada com novidades

Neste fim de semana (dais 15 e 16), o Instituto Mauá dá início à nova temporada da Feira Baiana de Artesanato. Como de costume, o evento é realizado no Jardim dos Namorados, das 16h às 21h, e conta com espaço gastronômico e apresentações musicais.

Referência na comercialização de peças artesanais, a Feira Baiana acontece desde 1997, reunindo, em um mesmo espaço, a legítima arte produzida em Salvador e interior do Estado. São 80 barracas de artesanato e 20 de culinária, e toldos com produtos de Economia Solidária, de entidades sociais, da Associação de Artistas Plásticos e de artesanato indígena. A Feira ainda conta com um espaço infantil, especial para as crianças, com oficinas de pintura e artesanato.

A novidade desta temporada é a presença de um toldo exclusivo para comercialização de cerâmica. São utilitários e decorativos de alguns dos principais polos da Bahia: Rio Real, Irará, Andorinha, Barra, Passagem, Coqueiros, Euclides da Cunha e Maragogipinho.

Na primeira edição da temporada 2012-2013, a Feira Baiana de Artesanato também contará com a presença do micro-ônibus do projeto Biblioteca Móvel, da Fundação Pedro Calmon. Como o próprio nome já diz, trata-se de um ônibus itinerante, com um acervo de livros, revistas e vídeos à disposição do público.

A Feira Baiana de Artesanato acontece de setembro a março, em finais de semana alternados. O acesso é gratuito.

“A Feira tem o intuito de apoio e orientação aos artesãos, facilitando a aproximação com o público consumidor e a comercialização dos seus produtos e, consequentemente, difundindo o artesanato baiano nos seus diversos aspectos socioeconômicos e culturais”, destacou a gerente de Promoção e Comercialização, responsável pela realização do evento, Iaçanã Simões.

Fonte: Ascom/Instituto Mauá