TSE lança campanha para orientar a justificativa do voto

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha para alertar os eleitores que estarão longe das residências durante o primeiro turno das eleições, no próximo dia sete de outubro. Batizada de “Se você não votar, terá que justificar”, a campanha explica a importância e os procedimentos para a justificativa do voto.

No dia da eleição, o eleitor deverá procurar um dos postos da Justiça Eleitoral, apresentar um documento com foto e entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral, que está no site do TSE (www.tse.jus.br). A ausência no primeiro turno pode ser declarada até o dia 6/12/2012.

Na votação do segundo turno, que acontece no dia 28 de outubro, a justificativa poderá ser feita até o dia 27 de dezembro. O requerimento deverá ser encaminhado ao juiz eleitoral de onde o eleitor vota, pessoalmente ou pelos correios.

Para quem é brasileiro, mas está no exterior, a justificativa poderá ser apresentada no prazo de até 60 dias contados da realização de cada turno do pleito, ou de até 30 dias do retorno do eleitor ao país.

A punição para os faltosos se dá após três não-comparecimentos injustificados com o cancelamento do título do eleitor.

De Salvador,
Erikson Walla