Ney Campelo recebe homenagem de ex-atletas por projeto da Secopa

À frente dos trabalhos de preparação de Salvador para a Copa do Mundo de 2014 e Copa das Confederações de 2013, o secretário Ney Campello, da Secopa, foi agraciado na noite dessa quinta-feira (19/9), com a comenda Roberto Rebouças. A homenagem foi concedida pelo Sindicato dos Atletas Profissionais da Bahia (Sindap-BA) e pela Associação de Garantia dos Atletas Profissionais da Bahia (Agap-BA), em uma cerimônia realizada em um restaurante do Rio Vermelho.

De acordo com o presidente do Sindap-BA, Osni Lopes, a honraria é concedida a pessoas que colaboram com a classe de atletas profissionais e ex-atletas do futebol do estado. “O Secretário Ney Campello é um parceiro nosso que abraçou a causa da qualificação, que para nós é carro chefe”, defende.

No discurso de agradecimento, o secretário falou da importância dos atletas, a quem chamou de “a alma do clube”, e ressaltou o pioneirismo do projeto de qualificação para ex-atletas do futebol baiano, que é disponibilizado pela secretaria. Campello ainda aconselhou: “Ex-atletas do futebol, não larguem a bola nunca, mas vão estudar, porque sempre haverá tempo para isso”.

A comenda foi entregue ao secretário pelo futebolista Hugo Aparecido. Além de Ney Campello, outras sete personalidades também foram homenageadas. Roberto Rebouças, que dá o nome à comenda, foi um ídolo da torcida do Esporte Clube Bahia, na década de 1960. Ficou conhecido como a “Muralha Baiana” e foi considerado um dos maiores zagueiros do futebol brasileiro.


Qualificação

Os cursos de qualificação para ex-atletas fazem parte do projeto “Legados Sociais para a Copa de 2014 na Bahia”, lançado no ano passado, e acontecem a partir de uma parceria entre a Secopa e a Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

A formação é sobre receptivo em megaeventos e reserva aulas sobre turismo na Bahia, língua inglesa e espanhola, hospitalidade, empreendedorismo e ainda prevê discussões sobre assuntos específicos de grandes eventos esportivos.

De Salvador,
Erikson Walla