Debate no CDL: Inácio defende apoio ao comércio e ao turismo

Mais apoio da Prefeitura aos comerciantes, com diálogo com os empreendedores e respeito aos ambulantes. Inácio assumiu esse compromisso durante o debate entre os candidatos à Prefeitura de Fortaleza, promovido na noite desta quinta-feira, 20/9, pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Fortaleza e transmitido ao vivo pela Rede União.

Inácio, que abriu o debate dedicando um cumprimento especial às pessoas com deficiência, em referência ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado nesta sexta-feira, ressaltou a importância do setor do comércio para a geração de emprego e renda na capital cearense.

"Assim como o Pajeú é o berço da nossa cidade, o comércio teve grande papel na existência de Fortaleza. O comércio tem que ser tratado com muito carinho e respeito, desde o grande comerciante até o pequeno comerciante da nossa cidade", defendeu Inácio. "O ambulante, o pequeno comerciante tem que ser tratado com recursos, com meios, crédito, educação, atenção, com os meios mais adequados pra que a gente possa construir uma cidade sem uma distância abissal entre os que têm menos renda e os que têm mais renda".

Inácio lembrou que muitos ambulantes chegam a se tornar grandes empresários, a partir do retorno de seu trabalho. E defendeu mais cuidado da Prefeitura com as áreas de comércio do Centro e com os novos polos comerciais de Fortaleza .

"Temos que zelar desde o Centro da cidade até os novos centros comerciais, como a Oscar Araripe, o Bom Jardim, a Parangaba", apontou. "Precisamos também valorizar o microcrédito, e nisso é importante a capitalização, que acabamos de fazer, do Banco do Nordeste, com 4 bilhões de reais. Temos a experiência do Banco Palmas. São experiências importantes para Fortaleza, que tem na sua vocação o comércio e o serviço".

Turismo

Falando sobre turismo, Inácio lamentou que, por falta de planejamento, Fortaleza tenha corrido o risco de perder recursos do PRODETUR nacional, importantes para o setor. "O turismo tem que estar dentro do planejamento da cidade, que exige um órgão próprio para pensar a cidade. Há uma grande falha nesse sentido em Fortaleza", alertou o candidato do PCdoB.

"É preciso planejar a cidade intensamente, para poder recuperar áreas importantes, como o Poço da Draga. Planejar significa valorizar um teatro popular, como o Teatro São José, que é importante pra nossa cidade e precisa ser integrado a um turismo que acesse o patrimônio e a cultura de Fortaleza", afirmou Inácio.

Parcerias

Falando sobre parcerias entre a Prefeitura para a adoção de espaços públicos por empresas, Inácio destacou que a cidade já conta com bons exemplos de praças cuidadas pela comunidade, com apoio do setor privado.

"Está na lei do Estatuto da Cidade, que ajudei a aprovar. Você pode fazer operações consorciadas. Seja dessa forma, seja sentando com o governador, para pedir mais cuidado a áreas especiais da cidade. Você pode ter operações consorciadas também para fazer estacionamentos, ajudando o trânsito e a mobilidade. O planejamento é que permite isso. Sem planejamento você não consegue recursos, não consegue parceiros, não consegue implantar ações desse tipo", relacionou Inácio.

"Temos associações de moradores, que querem cuidar da praça dos seus bairros, mas que muitas vezes ficam apartadas daquele equipamento. Temos a luta dos moradores para construir o Parque Rachel de Queiroz. Já há proposta dessa comunidade, é só a Prefeitura executar. Imagine garantir a preservação da Lagoa da Precabura, com participação da comunidade. Por isso quero ser prefeito dessa cidade, para realizar projetos como esse".

Fonte: Assessoria Inácio 65
Foto: Chico Gomes