Eliana Gomes: Em outubro, nos pintamos de rosa

Por *Eliana Gomes

No mês de outubro, nos pintamos de rosa para denunciar e cobrar medidas do poder público para a prevenção e a atenção às pessoas vítimas de câncer de mama. Não é para menos! Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 12 mil mulheres morreram em decorrência do câncer de mama em 2010 e 52.680 novos casos devem ser diagnosticados em 2012.

As nossas cidades precisam estar preparadas para atuar no atendimento básico, pois, conforme pesquisa do Instituto Avon (2012), é onde se alcança mais facilmente o diagnóstico da doença e onde estão as melhores expectativas de tratamento.

A pesquisa também comprova que o ginecologista pode ser o grande aliado na detecção precoce da doença, sendo o médico que as mulheres mais frequentam (94%). Para 76%, a indicação médica seria a principal razão que as levaria a fazer a mamografia. Entretanto, isso acontece com mais facilidade na rede particular, pois há um grande número de médicos nos serviços públicos que não indicam o exame (33%).

Porém, cabe à gestão pública, aos hospitais públicos, postos de saúde e aos centros de pesquisa garantirem total investimento em prevenção, atenção, tratamento e busca da cura deste mal.

Na Câmara Municipal de Fortaleza temos pautado continuamente a fiscalização do funcionamento dos equipamentos públicos da Cidade e apresentado medidas que promovem a prevenção e a superação da doença, mas ainda falta muito.

Entendemos que o avanço do combate à doença e do tratamento do câncer conduzem à integralidade da atenção à saúde da mulher, elemento fundamental para se alcançar o atendimento dos direitos sexuais e reprodutivos, que nos foram negados historicamente.

Por isso, o Outubro Rosa nos conclama a nos pintar de coragem e lutarmos pela efetiva redução da mortalidade por câncer de mama e pela melhoria da qualidade de vida das mulheres brasileiras.

*Eliana Gomes é Vereadora de Fortaleza (PCdoB)

Fonte: O Povo