Abaixo-assinado pede mais investimentos em educação

Em busca da aprovação dos 10% do PIB no ensino público, do novo Plano Nacional de Educação (PNE), e do PLS 138/2011 de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que tramita no Congresso, e garante 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação, a União Nacional dos Estudantes (UNE), juntamente com outros movimentos estudantis, lançou a campanha #educação10.

O objetivo da campanha é realizar, nos próximos meses, uma ampla mobilização envolvendo diversos setores da sociedade pela aprovação das matérias. Todo esse dinheiro deverá ser destinado para erradicar o analfabetismo, melhorar a estrutura das escolas, o pagamento de salário digno aos professores, a excelência do ensino público na periferia das cidades e nas zonas rurais de todos os municípios, além da ampliação do acesso e da qualidade das universidades para todas e todos.

Para assinar online pelo site Petição Pública

Os dois objetivos da campanha poderão ser alcançados ainda esse ano. Nos próximos meses, o Congresso deverá votar o projeto do Plano Nacional de Educação (PNE) do governo federal, que propõe a ampliação dos investimentos no setor para 7% do PIB até 2020. Esse percentual é insuficiente. A UNE defende que o texto seja refeito e garanta o investimento de 10% na educação do Brasil até 2014.

Urgente também é a aprovação do PLS 138/2011, em tramitação no Congresso, que garante 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação. O Fundo Social, criado em 2010, tem o objetivo de garantir que os recursos dessa riqueza natural sejam revertidos com finalidades sociais. A UNE tem certeza que a educação precisa ser, prioritariamente, alvo desses recursos.

Existem diversas formas de contribuir, participar e ajudar as entidades estudantis na aprovação dos 10% do PIB e 50% do Pré-sal para a educação, uma campanha que poderá mudar a cara do Brasil nos próximos anos.

A primeira forma é simples. Basta acessar o site Petição Pública, preencher o formulário e automaticamente você terá aderido à campanha da UNE, UBES e ANPG em defesa da educação. Para ajudar ainda mais, o internauta pode também divulgar o abaixo-assinado para os seus contatos de e-mail. O próprio site Petição Pública lhe oferece essa opção.

Outra contribuição essencial e importante é usar as redes sociais como forma de divulgar a campanha. A página da UNE no facebook criou um evento e pelo twitter está sendo utilizada a hashtag #educação10.

As entidades estudantis lançaram ainda uma campanha pelo youtube. A proposta é que os internautas produzam pequenos vídeos sobre a pergunta: “Por que a educação tem que ser 10?”. Os vídeos devem ser postados no youtube e o link enviado para o e-mail educacao10@une.org.br.

Os 10 melhores vídeos serão premiados com um kit completo de livros e materiais sobre o movimento estudantil. Cada kit conterá: 1 camisa da UNE, 1 bandeira da UNE, 1 livro “Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura”, 1 livro “Memórias Estudantis”, 1 catálogo da 7ª Bienal da UNE e 1 DVD duplo do filme de Silvio Tendler “Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil” e “O afeto que se encerra em nosso peito juvenil”. Use a criatividade e participe.

O abaixo-assinado #educação10 também está percorrendo as universidades e escolas de todo o Brasil. Para isso, é só fazer o download do documento, imprimir e recolher as assinaturas dos amigos de turma, professores, diretores, funcionários e reitores.

Depois, é necessário enviar todos os formulários para a sede nacional das entidades estudantis, aos cuidados de União Nacional dos Estudantes, no seguinte endereço: Rua Vergueiro, nº 2485, bairro Vila Mariana, São Paulo/SP – 04101-200

Fonte: UNE