Filme comemora 100 anos de João Amazonas e Maurício Grabois

O filme Companheiros narra a história dos comunistas João Amazonas e Maurício Grabois, que estariam completando 100 anos de vida em 2012. Depoimentos contam a trajetória das lideranças. “Além de companheiros, fomos amigos”, escreveu Jorge Amado, que foi colega de bancada de Grabois na Constituinte de 1946. No marco das comemorações também foram lançadas bibliografias de ambos líderes e realizada, nesta sexta-feira (9), uma solenidade na Câmara dos Deputados, em Brasília.

(Veja a versão resumida aqui)

Na ocasião foram lançados, pela editora Anita Garibaldi, os livros Maurício Grabois – Uma vida de combates, de Osvaldo Bertolino, e Meu verbo é lutar – A vida e o pensamento de João Amazonas, de Augusto Buonicore.

Para Renato Rabelo, presidente nacional do Partido, “existimos como Partido revolucionário e propositivo graças as nossas lideranças que dedicaram suor e sangue para fazer do PCdoB o que ele é hoje. E manter essa característica é o nosso maior desafio”.

“Você não pode falar da história do país, do século 20, sem falar dos comunistas e não pode falar dos comunistas sem falar de Maurício Grabois”, afirma o escritor Osvaldo Bertolino, tam,bém editor do Portal da Fundação Maurício Grabois.

No filme, o ex-presidente Lula conta das lições que aprendeu com os comunistas. “O João Amazonas foi a primeira pessoa a me convencer de que em política a gente não realzia apenas o desejo que a gente tem, a gente realiza aquilo que é possível realizar”, declarou em 2005, durante o 11º Congresso do PCdoB.

João Amazonas de Souza Pedroso nasceu em 1º de janeiro de 1912, em Belém (PA), e faleceu em 27 de maio de 2002, em São Paulo. Foi um teórico marxista, político revolucionário, guerrilheiro do Araguaia e líder do Partido Comunista do Brasil.

Maurício Grabois nasceu em 2 de outubro de 1912, em Salvador (BA) e foi assassinado, durante a Guerrilha do Araguaia, em 25 de dezembro de 1973, em Xambioá. Foi um dos dirigentes mais queridos do povo brasileiro, ao lado de Luís Carlos Prestes, Carlos Marighella e João Amazonas.

O filme, bem como os livros lançados nesta sexta-feira em Brasília, são uma realização da Fundação Maurício Grabois e marcam uma série de atividades que acontecem em comemoração ao nascimento dos centenários comunistas que, apesar da idade, continuam inspirando gerações e gerações de revolucionários.

Fonte: Da redação

Leia mais:
Renato Rabelo: Amazonas e Grabois grandes líderes do PCdoB
Bertolino:"Grabois teve um papel fundamental para o PCdoB"
João Amazonas, ideólogo e construtor do PCdoB
Camarada Grabois, Presente! Até a vitória, Sempre!