SSA: Congresso internacional debate relaçōes de trabalho

O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) foi um dos debatedores do Congresso Internacional "Rumo a um novo paradigma nas Relações de Trabalho: a dignidade humana, democracia e uma Agenda do Trabalho Digno", promovido pela Associação Latinoamericana de Advogados Trabalhistas (Alal). A iniciativa aconteceu entre os dias 05 e 09 de novembro, no Hotel Matiz, em Salvador.

O Congresso Internacional da Alal contou com a participação de representações do Brasil, dos Estados Unidos, Canadá, México, França, Espanha e Cuba, que debateram a liberdade sindical, terceirização e meio ambiente do trabalho.

Os debates aconteceram em cima dos eixos Liberdade Sindical, Terceirização, Meio Ambiente Laboral Desregrado, degradado e causadores de agravos, de riscos, de acidentes e de sofrimento de trabalhadores/as; Trabalho Campesino e Meio Ambiente (geral e o do trabalho); e Política, Informação e Monitoramento de Saúde no Trabalho e uma Agenda do Trabalho Digno.

Durante sua participação, na quinta-feira (08/11), Álvaro Gomes falou sobre Assédio moral, quando abordou o assunto a partir do problema vivido por bancários do Baneb, que implantou o Projeto Fênix. “Houve uma brutal degradação do trabalho, levando muitos trabalhadores ao suicídio. Foi uma relação de 35 mortes para 100 mil pessoas. Foi um processo de humilhação coletiva durante a privatização do banco”, relatou Álvaro, que foi presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia.

Segundo o deputado, a preocupação com o problema o levou a criar o Projeto de Lei nº 15.609/06, que coíbe o assédio moral no serviço público. “Aprimoramos outros projetos que haviam na Casa. Nosso PL pune atos dessa prática absurda. Para agilizar a aprovação, vamos trabalhar procedimentos regimentais e mobilizar a sociedade”, afirmou.

De acordo com os organizadores, o seminário teve o objetivo de, entre outros aspectos, construir uma Agência de Controle Social sobre a Agenda do Trabalho Digno, estabelecer parcerias e redes de órgãos, entidades e instituições preocupadas com o Mundo do Trabalho e proporcionar a troca de experiências de âmbito interdisciplinar no campo das relações de trabalho, saúde e segurança.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro