Cultura de Paz é tema de sessão especial na AL-BA

Amanhã (14/12), é comemorado o Dia Estadual da Cultura de Paz com Justiça Social. Em alusão a data, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realiza uma sessão especial sobre o tema e em comemoração aos nove anos do Instituto de Estudo e Ação pela Paz com Justiça Social (IAPAZ), às 9h, no plenário da Casa. A proposição foi feita pelo deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB).

A sessão especial contará com a presença do secretário Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, do corregedor Geral da Defensoria Pública, Jânio Cândido, além de representantes do Grupo Tortura Nunca Mais e do Projeto Viver.

De acordo com o deputado Álvaro Gomes, a lei que criou o Dia Estadual da Paz completa oito anos em 2012 e tem como objetivo desenvolver atividades que estimulem a cultura da paz com justiça social no território baiano.

“Na realidade, não é simplesmente o dia da cultura da paz. Quando propus a criação desta lei fiz questão de incluir a justiça social porque entendemos que para conquistar uma sociedade harmônica e sem violência, é preciso reduzir as desigualdades sociais, desenvolver uma cultura de solidariedade e construir uma sociedade mais humana”, destaca.

IAPAZ

Fundado em 15 de dezembro de 2003, o Instituto tem como objetivo a defesa e promoção dos direitos humanos em seu conceito mais amplo, na Bahia, Brasil e no mundo. O IAPAZ nasceu de uma vontade coletiva, de pessoas que entendem que as raízes da violência, especialmente a violência urbana, encontram-se nas desigualdades sociais que o mundo capitalista criou.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro