Itabuna tem a maior taxa de homicídios entre jovens do Brasil

O município de Itabuna, no Sul da Bahia, é a cidade brasileira que registrou o maior índice de homicídios entre jovens. A taxa é de 10,59 homicídios em cada grupo de 1 mil jovens. A estatística faz parte do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), que é calculado pelo Laboratório de Análise da Violência (LAV) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

No Brasil, a média dos homicídios cresceu 14% de 2009 para 2010. A estimativa, caso não haja queda no índice nos próximos anos, é que 36.735 jovens de 12 a 18 anos de idade sejam mortos, possivelmente por arma de fogo, até 2016.

O Índice de Homicídios na Adolescência ainda demonstra que a maioria das vítimas é homem e negro. Depois de Itabuna, o ranking segue com Maceió, com a taxa de 10,15, Serra (ES), com 8,92, Ananindeua (PA) com 8,89, e Salvador, com 8,76.

Das cinco cidades mais violentas para os jovens, a Bahia figura com duas na lista: Itabuna (1ª) e Salvador (5ª). O estudo mostra que é necessário a implantação de políticas públicas que diminuam as desigualdades sociais no estado e proporcionem mais inclusão e melhores condições de vida para os jovens negros.

O número de homicídios de negro na Bahia é assustador. No último dia 29,

o Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) divulgou o Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil, que revelou que a Bahia está em 1º lugar no número de homicídios da população negra jovem. Entre os anos de 2002 e 2010, as mortes cresceram 318%. No total, foram 3.160 mortes de jovens negros no estado em 2010 e 203 de jovens brancos.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro