José Félix Neto: Vocação para a luta política

Nesta quinta-feira, 13 de dezembro, será realizada a missa de sétimo dia de um dos militantes mais admirados do PCdoB da Capital: José Felix Neto. Aos 79 anos, Seu Félix, como era chamado entre os camaradas, morreu no dia 5 de dezembro no hospital de Ermelino Matarazzo, na zona Leste, instituição que ele tanto lutou para ver se tornar realidade.

José Félix Neto em atividade de campanha em São Miguel Paulista - Acervo do distrital do PCdoB de São Miguel

Arnaldo Bispo, presidente do distrital do PCdoB de São Miguel Paulista, foi um dos camaradas que esteve muito próximo de José Félix. Emocionado, Bispo o homenageou durante a reunião do Pleno do Comitê Municipal, realizada dia 8 de dezembro no Comitê Central.

"Como operário, trabalhador, funcionário do banco, aposentado. Ele estava sempre falando do socialismo e da libertação dos povos. Era saboroso conversar com ele", lembrou Bispo. Almir, camarada de Ermelino, disse que o partido perdeu um grande militante.

"Era uma bíblia ambulante. Tinha muito conhecimento de política e sabia interferir na medida nos debates e nas ações", contou Almir que está licenciado do partido pela dedicação aos filhos mas prometeu "voltar à militância aguerrida".

Ana Martins, moradora da zona leste, secretária estadual da Mulher, conheceu Seu Félix em 1975 na luta pela construção do hospital de Ermelino Matarazzo. Seu Félix também militou com o companheiro de Ana, o Tom, no sindicato dos aposentados, informou Bispo.

"Valoroso militante de convicções firmes, dedicado ao trabalho de massa. Sempre exemplar ganhando sua família, os vizinhos, os amigos e os companheiros para assumirem a luta pela transformação rumo ao socialismo", definiu Ana.

Apesar de andar recolhido nos últimos tempos, Seu Félix esteve envolvido na campanha de Ana para vereadora nas eleições de outubro. Bispo lembrou que mesmo ele não podendo visitar as casas das pessoas, ele indicava e era certo que o pessoal da campanha seria bem recebido e teria espaço para o diálogo.

Almir confirmou que os contatos de Seu Félix eram tiro certo no apoio ao partido nas eleições. "Ele tinha um caderno com uns duzentos números. Ele visitava as casas, conversava mas depois quando não podia mais passou a lista e o apoio sempre vinha dos contatos dele"relembrou Almir.

Vida dedicada à família e à revolução

A crença no socialismo e o amor pela família marcaram a trajetória de José Félix. A viúva Elizete afirmou que perdeu o grande companheiro e os filhos perderam o herói deles. "Eles não se conformam porque o pai era o herói deles. Dedicado, amoroso, apesar das dificuldades, nunca deixou faltar nada", disse Elizete.

"Era o arreio da família e assim como gostava da família ele gostava de política, sempre foi assim desde mocinho", contou Elizete que viveu com Félix por 43 anos. Teve com ele três filhos que são Vladimir, André e Ricardo que lhes deram cinco netos, destes quatro meninas e um menino.

Natural de Garanhuns (PE), terra do ex-presidente Lula, Seu Félix chegou a São Paulo muito jovem. Elizete disse que ele está na capital paulista há mais de cinquenta anos. Foram 43 anos só na casa da rua Reverendo José de Azevedo Guerra 156, no jardim Belém, em Ermelino, região em que atuou em inúmeras lutas pela melhoria de vida do povo da periferia e pelas ideias do PCdoB.

Atuou no movimento metalúrgico, de moradia, nos organismos do partido, visitando casebres compartilhando a luta por uma sociedade mais humana e com as mesmas oportunidades para todos. Camarada José Félix Neto, você está presente!

De São Paulo, Railídia Carvalho