Descarte Consciente de medicamentos tem início nesta quarta (19)
A Bahia vai iniciar sua contribuição na campanha Descarte Consciente de Resíduos de Medicamentos. O lançamento da ação acontece amanhã (19/12), às 8h, na sede do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA), localizado no bairro da Ondina, em Salvador. Na ocasião, uma das estações coletoras de resíduos estará disponível para teste.
Publicado 18/12/2012 22:22 | Editado 04/03/2020 16:17
Inicialmente, serão 10 estações de coleta instaladas em farmácias baianas. Em janeiro, chegarão mais 40 estações. A coleta faz parte de uma campanha promovida pelo Grupo Técnico da Bahia (GTM/Bahia) e contará com o apoio de farmacêuticos treinados para auxiliar os consumidores sobre o manuseio na estação coletora.
A coleta objetiva realizar estudos de viabilidade técnica, econômica e avaliação dos impactos sociais para a implantação da logística reversa de medicamentos na Bahia. A lista das farmácias participantes do programa está disponível no site www.descarteconsciente.com.br. Na página, também é possível acompanhar os resultados da coleta através do “Preservômetro”, onde a população saberá o quanto de medicamento foi conscientemente descartado e quanto de volume de água foi preservado.
Altamiro José, presidente do Conselho Regional de Farmácia da Bahia, afirma que após o término da coleta amostral, as estações continuarão instaladas nas farmácias. “Vários estados já começaram a fazer a coleta, a exemplo de Goiás. Na Bahia, o Ministério Público é o fomentador da iniciativa. A coleta amostral vai mostrar a viabilidade técnica, logística e econômica para repassar essa informação para a Anvisa”, informa.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro