Habitafor retomará urbanização da Lagoa do Urubu

Está agendada para a manhã desta terça-feira (22/01) a retomada das obras do projeto de urbanização da Lagoa do Urubu, no Bairro Padre Andrade, localizado na área de abrangência da Secretaria Executiva Regional I (SER I). O empreendimento compõe o conjunto de intervenções urbanas oportunizado pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), orçado em R$13.511.864,96 (dados da CGU), mas que estava com as obras paradas desde novembro de 2012.

Os trabalhos no local haviam sido interrompidos, pois a empreiteira responsável pelo projeto estava com o pagamento atrasado, o que inviabilizou a continuidade dos serviços. A retomada da construção foi acordada após visita da equipe coordenada pela nova presidenta da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Eliana Gomes (PCdoB), no início deste mês, que estará presente no retorno dos trabalhos.

A visita também contará com a presença do senador Inácio Arruda (PCdoB), que articulou a liberação de recursos para a execução de várias obras de melhoria urbana em Fortaleza, entre elas, a Lagoa do Urubu.

Sobre o empreendimento

Com contrato com o Governo Federal assinado em 2007 e trabalhos de construção iniciados em 2008, o empreendimento público beneficiou somente 44 famílias até o momento. O grupo atendido é proveniente de área de risco, que estão sendo reassentadas próximas ao local em que viviam. Serão mais 44 famílias atendidas com a retomada das obras.

Fica restando ainda a demanda de construção de outras 144 unidades habitacionais, que estão previstas no projeto. Entretanto, as últimas residências não tiveram o processo de construção iniciado. A nova equipe da Habitafor estuda o terreno comprado pela administração anterior e o prazo para o início da elevação das últimas unidades, mas encontra problemas. “Na visita técnica, constatamos uma série de irregularidades físicas no terreno do segundo lote do projeto do Urubu, que elevará os custos e tende a dificultar a viabilidade da obra, já que o local é recortado por um córrego de rio, o que demanda também um estudo ambiental para nos assegurarmos da possibilidade de construção naquele local”, informou Eliana Gomes.

Prazo de conclusão

A Coordenadora de Projetos Habitacionais, a engenheira Renata Sindeaux, argumenta que nesta terça-feira (22) será realizada uma reunião in loco com os técnicos que cuidam do empreendimento e os fiscais da Fundação, para se determinar o prazo de conclusão das últimas 44 unidades habitacionais e urbanização do entorno da lagoa, componentes da primeira etapa do projeto.

Serviço

Retomada das obras da Lagoa do Urubu
Endereço: Travessa Altenor Almeida (Alvaro Weyne) próximo ao Frigorifico UniBoi

Fonte: Assessoria da Habitafor