Primeiro ministro russo visita nesta quinta-feira a ilha cubana 

Os governos de Cuba e Rússia buscam estreitar seus vínculos com a visita do primeiro ministro russo Dmitri Medvedev, que chega nesta quinta-feira (21) a Havana, capital cubana.

Primeiro ministro da Rússia Dmitri Medvedev - AFP

Segundo o programa da visita, prevista para durar até sábado (23), Medvedev encontrará o presidente anfitrião, Raúl Castro, dialogará com outras autoridades e fará uma homenagem ao heroi nacional cubano, José Martí, na Praça da Revolução.

A agenda inclui a assinatura de acordos e uma visita ao estande da Rússia na 22º Feira Internacional do Livro em Cuba, entre outras atividades.

O primeiro ministro russo chega à ilha proveniente do Brasil, como parte de uma visita geral à América Latina.

Leia maisEncontro de Dilma com o russo Medvedev prenuncia acordos

Havana e Moscou estabeleceram relações diplomáticas em outubro de 1942, interrompidas em 1952 pelo regime de  Fulgencio Batista, e retomadas em maio de 1960.

Além dos nexos políticos bilaterais a nível máximo, Cuba e Rússia mantêm vínculos em matéria de investimentos, comércio, turismo, saúde e cultura. Em 2009, as partes assinaram um Memorando sobre os princípios de colaboração estratégica entre ambos os países, materializado durante uma visita do presidente cubano a Rússia.

Fonte: Prensa Latina