Evaldo Lima propõe ações contra crise na educação em Fortaleza

Em discurso da sessão ordinária desta terça-feira (26), o vereador Evaldo Lima (PCdoB) ressaltou a gravidade da crise vivida pela educação em Fortaleza e que tal situação requer as medidas que já estão sendo tomadas pela Secretaria Municipal de Educação.

“Há uma crise financeira, uma crise de gestão e uma crise de aprendizagem. Aproximadamente 50% dos estudantes da rede municipal até o quinto ano não sabem ler ou escrever”, diz Evaldo. Segundo o vereador, “esses problemas já foram identificados. Agora, a gestão está avançando de forma segura em relação a alavancar esses níveis de aprendizagem”.

Para o líder do Prefeito na Câmara, alguns motivos caracterizam esta crise. “Mais da metade dos alunos do 5ª ano das escolas municipais não sabem ler ou escrever. Entre janeiro e dezembro de 2012, 9 mil alunos abandonaram as escolas. Pela primeira vez na história da de educação em Fortaleza, o número alunos matriculados na rede privada superou o número de alunos na rede municipal de ensino”, diz o vereador.

A solução viria com o investimento em educação, como já propôs Evaldo no Projeto de Indicação Nº22, e com o cumprimento do Pacto de Responsabilidade Social e Pedagógica pelos Estudantes da Rede Municipal. “Qual é a função do Ministério Público Estadual (MPE) senão a defesa dos interesses coletivos e difusos? O pacto foi assinado com a anuência do MPE e do núcleo de defesa da educação do MPE. Tivemos anuência da OAB-CE, do Conselho Municipal de Educação, dos sindicatos de professores e conselheiros tutelares. Foi um pacto construído a muitas mãos”, diz.

Antes de ver a educação como problema, Evaldo propõe um novo pensamento sobre a área. “Não podemos pensar a educação como problema, mas como solução. Cada recurso aplicado na educação não é despesa, é investimento com retorno significativo em políticas de segurança pública, nas políticas culturais, na ciência e na tecnologia. Vamos pautar de forma qualificada a educação nesta casa”, afirma.

Avanços

O vereador apresentou dados importantes sobre o avanço educação no município de Fortaleza. "Existem muitos avanços acontecendo na educação municipal, na reunião da última segunda-feira (25), tivemos um bom debate com o secretário Ivo Gomes sobre os rumos para atingirmos a qualidade necessária à educação municipal", disse.

Entre as novidades trazidas por Evaldo ao plenário, está aquisição do material escolar para os alunos da pré-escola. "Pela primeira vez na história da educação de Fortaleza, os alunos da pré-escola vão receber todo o material didático. Todas as 18 mil crianças vão receber o kit do Projeto Buriti, o mesmo utilizado por grandes escolas da rede privada de Fortaleza", diz Evaldo. A compra do material era uma antiga demanda dos professores da rede pública e contribui positivamente para a formação das crianças.

O investimento da Prefeitura em educação não impacta apenas a educação infantil. De acordo com Evaldo, os professores da rede municipal terão outra melhoria nas condições de trabalho. "Nossos colegas professores da rede municipal terão um projetor com lousa digital, em substituição aos quadros com giz. Serão distribuídos nas escolas 3.148 projetores com lousas digitais", diz. Além desses investimentos, a rede municipal de educação terá à disposição 20 novos ônibus com quatro áreas reservadas para cadeirantes, carros coletores de lixo, aparelhos de ar condicionado, ventiladores, liquidificadores, fogões e freezers.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)